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Brics debatem reconhecimento mútuo de diplomas acadêmicos

No segundo dia de discussões sobre educação superior, especialistas apresentaram mecanismos de garantia de qualidade de cada país e possibilidades de reconhecimento de diplomas estrangeiros

O Ministério da Educação (MEC) se reuniu com representantes educacionais da China, do Egito, da Rússia, da África do Sul e dos Emirados Árabes Unidos nesta sexta-feira, 25 de abril, por videoconferência, para trocar experiências sobre como cada país revalida títulos acadêmicos obtidos no exterior. A expectativa dos Brics é que se construam formas simplificadas e menos burocráticas de reconhecer as qualificações que o cidadão de um país tiver obtido no território do outro. 

Na ocasião, o diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Antônio Gomes de Souza Filho, e a coordenadora-geral de Assuntos Internacionais da Secretaria de Educação Superior do MEC, Jaqueline Pinheiro Schultz, trouxeram informações sobre o Revalida, o Arcu-Sul e o Portal Carolina Bori

Além disso, foram apresentadas boas práticas que podem ser úteis ao Brasil. A China, por exemplo, sublinhou seu compromisso com a Convenção Regional da Unesco para a Ásia-Pacífico e compartilhou medidas que adotou para diferenciar diplomas de cursos estrangeiros de modalidade presencial dos diplomas oriundos de cursos a distância. 

Já a África do Sul sugeriu que ferramentas digitais podem ajudar a combater fraudes em documentos acadêmicos. Apresentou, ainda, o seu Quadro Nacional de Qualificações, que serve de guia para os processos de revalidação conduzidos pelas universidades do país. 

A Rússia, o Egito e os Emirados Árabes Unidos, por sua vez, demonstraram grande interesse em que a cooperação nesse tópico se aprofunde no âmbito dos Brics. Representantes da Indonésia e da Etiópia também estiveram presentes, assim como observadores do Conselho Nacional de Educação (CNE) e de universidades federais, estaduais, municipais e comunitárias do Brasil. 

“Foi muito positivo o saldo desses dois dias de debate. Os países dos Brics concordam que é preciso diversificar as experiências de gestão da educação superior e trabalhar para o fortalecimento de redes de avaliação socialmente ativas”, resumiu o assessor especial de Assuntos Internacionais do MEC, Francisco Figueiredo de Souza, que atuou como moderador do evento. 

A reunião virtual desta sexta-feira encerrou uma série de três seminários virtuais organizados pelo MEC como coordenador das atividades do Brics-Educação. O calendário do colegiado incluirá, ainda, encontros entre universidades e uma reunião ministerial, agendada para 5 de junho, em Brasília.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria Internacional (AI) 

Foto de capa: MEC/Divulgação

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