f482c3f6 7b16 4426 a7a0 417d257ebcd3
f482c3f6 7b16 4426 a7a0 417d257ebcd3

Mestrado Profissional em Filosofia abre 308 vagas

Interessados têm até 21 de outubro para se inscrever no processo seletivo, que consiste na avaliação e na arguição de projeto de pesquisa

O Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo) está com 308 vagas abertas, com bolsas da CAPES disponíveis para até 30% delas. Para participar do processo seletivo, é preciso preencher um formulário on-linepagar uma taxa de R$ 80 até 21 de outubro. A seleção é voltada prioritariamente para professores da educação básica que atuem em salas de aula e lecionem Filosofia ou sejam licenciados na área.

A seleção é regida pelo Edital nº 6/2024 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que coordena a rede de 25 instituições que ofertam o curso. O candidato deverá apresentar um projeto de pesquisa que aborde algum desafio enfrentado na prática como educador em sala de aula. O objetivo é formular um conjunto de atividades didáticas ou produtos educacionais (como jogos, propostas curriculares, entre outros) para melhorar o ensino de base da disciplina no País.

Esses projetos serão avaliados entre 28 de outubro e 3 de novembro. Os candidatos aprovados passarão para a segunda etapa, que consiste na arguição das propostas. Nessa etapa, os participantes defenderão suas ideias e argumentarão sobre a importância das propostas como ferramentas úteis para o ensino de Filosofia. A arguição ocorrerá de forma remota e online, entre 25 de novembro e 6 de dezembro. O resultado está previsto para 13 de dezembro.

O Prof-Filo é um dos 12 cursos de mestrado ofertados no âmbito do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu para Qualificação de Professores da Educação Básica (ProEB). Os outros 11 são nas seguintes áreas: Artes, Biologia, Educação Física, Educação Inclusiva, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Química e Sociologia. As 308 vagas do Prof-Filo integram a oferta recorde de 6,7 mil que serão abertas no âmbito da ação executada pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da CAPES.

Sobre o Programa
ProEB proporciona a formação continuada stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado profissionais, aos professores em exercício na rede pública de educação básica. O Programa, criado em 2011, apoia as instituições associadas, responsáveis pela implantação e pela execução de cursos em todo o território nacional, com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da educação básica. Ao todo, são 13 programas, sendo doze de mestrado e um de doutorado.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Redação CGCOM/CAPES

Foto de capa: Imagem ilustrativa (iStock)

Deixe um comentário