Programa reforça o caráter de urgência de pesquisas e estudos que englobam temáticas voltadas à saúde ambiental, humana e dos animais
Professores e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde (PPGPS) pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) elaboraram um manifesto sobre os desastres socioambientais no Estado. O Rio Grande do Sul foi severamente atingido pelas chuvas no mês de maio, deixando mortos, cidades devastadas, famílias sem moradias, entre outros problemas.
No texto, o grupo exalta que muitas intervenções serão necessárias para mitigar o sofrimento e resgatar dignidades e, desse modo, promover a saúde e o bem-estar das pessoas. “Especificamente para a saúde humana, devem ser considerados os agravos à saúde mental, os múltiplos processos de luto e a probabilidade de doenças infecciosas, essas advindas do contato com as águas contaminadas das enchentes.”
Nesse sentido, o Programa reforça o caráter de urgência de pesquisas e estudos que englobam temáticas voltadas à saúde ambiental, humana e dos animais, na perspectiva conceitual de “Saúde Única”, adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde do Brasil. “A Saúde Única é uma abordagem, multissetorial, transdisciplinar, transcultural, integrada e unificadora que visa promover, de forma sustentável, a saúde de pessoas, animais e ecossistemas. Reconhece que a saúde de humanos, animais e do meio ambiente está intimamente ligada e é interdependente. Urge o desenvolvimento de pesquisas e estudos que foquem a temática da “Saúde Global”, área multidisciplinar e coletiva que transcende fronteiras, abordando ações comuns, local e globalmente, no intuito da melhoria e da equidade em saúde, subsidiadas pela análise dos determinantes sociais, culturais e políticos da saúde das populações.”
Sustentando estes paradigmas, desde sua criação, o PPGPS busca centrar esforços nos processos de conscientização sobre a responsabilidade individual e coletiva para a sustentabilidade de nossa saúde única e global. “Nessa perspectiva, o PPGPS se compromete a estimular e promover eventos e encontros para discussões e reflexões sobre a temática com a população em geral, comunidade científica e órgãos governamentais, de forma a elaborar, coletivamente, ações e diretrizes que possam prevenir e/ou minimizar efeitos de desastres sócio climáticos na saúde das pessoas, dos animais e do ambiente.”
Clique aqui e confira o manifesto na íntegra
Fonte: Imprensa UNISC
Imagem de Capa: Daniela Lemes Rosa/Unisc