Presidente do Instituto se reuniu com representantes das instituições de ensino para tratar das inovações na avaliação. Enade 2024 terá foco em cursos que formam professores
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentou às instituições de educação superior a proposta de reformulação da avaliação dos cursos de licenciatura brasileiros. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) será um dos principais meios para a inovação pretendida, já a partir de 2024. Os pontos principais dizem respeito à definição de novas matrizes de referência; modelos de itens; e formato das provas, com o objetivo de avaliar as competências teóricas dos estudantes. Além disso, a indicação de padrões mínimos de desempenho esperado e a criação de uma avaliação das competências práticas desenvolvida ao longo dos estágios supervisionados também fazem parte do projeto.
O encontro ocorreu na última sexta-feira, 22 de março, na sede do Inep, em Brasília. Estavam presentes na reunião o presidente do Inep, Manuel Palacios; o diretor de Avaliação da Educação Superior do Instituto, Ulysses Teixeira; a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, Marta Wendel Abramo; e representantes das instituições de ensino de todo o sistema federal. O objetivo é que esse novo formato tenha reflexos na qualidade da formação docente. Segundo Palacios, “as manifestações foram todas de apoio à iniciativa. Há detalhes que precisam ser aprimorados, mas iniciamos um diálogo que vai levar a um resultado muito interessante, ainda neste ano, no que se refere à avaliação dos cursos de graduação”.
De acordo com Ulysses Teixeira, a reunião também foi uma oportunidade para ouvir as instituições de ensino sobre questões operacionais. “Esse diálogo é fundamental para acertar detalhes como ‘Quem será responsável por cada procedimento?’, ‘Isso é algo que o coordenador do curso pode fazer?’, ‘Esta deve ser uma atribuição do coordenador de estágio?’ e, também, como será o contato entre essas instituições de educação superior e as escolas que receberão os estudantes para estagiar, por exemplo”, disse o diretor. O Inep pretende iniciar um ciclo de visitas, divulgações e conversas, com as secretarias de educação básica, para tratar da integração entre os sistemas no que diz respeito ao estágio profissional.
Continuidade – Um dos objetivos, no momento, é dar sequência às conversas com os atores envolvidos nos processos de avaliação, no sentido de alinhar os detalhes para a operacionalização do Enade 2024. “É um projeto que precisa ser dialogado, porque é muito diferente. Mas é uma medida que, apesar de estar no âmbito da avaliação dos cursos de graduação, tem um potencial de contribuir para a educação brasileira como um todo”, avaliou Ulysses Teixeira.
Seminário – O Inep realiza, desde a última segunda-feira (25), em Florianópolis (SC), o evento “Encontros Regionais sobre Avaliação da Educação Superior”. A iniciativa começou pela Região Norte e, desta vez, está reunindo representantes de mais de 100 instituições do Sul do Brasil. O objetivo é debater experiências, no sentido de aperfeiçoar os processos e instrumentos de avaliação da educação superior conduzidos pelo Instituto, de modo que se passe a reconhecer melhor as missões institucionais e as especificidades dos cursos.
A programação prevê apresentações iniciais pelo Inep, seguidas de oficinas temáticas, que servirão para subsidiar o debate de cada tema junto ao Instituto e às demais instituições. Ao final, um relatório de encaminhamentos será produzido e um grupo será formado para dar prosseguimento aos estudos, testes e proposições. O evento termina nesta terça-feira (26).
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep
Foto de capa: Reprodução/INEP