Professora titular da UFRJ, da qual foi a primeira reitora, a gestora ocupava desde 2023 a Secretaria de Educação Superior do MEC
Denise Pires de Carvalho, professora titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi nomeada presidente da CAPES nesta sexta-feira, 16 de fevereiro. A medida consta na Portaria nº 183/2024 da Casa Civil da Presidência da República, publicada no Diário Oficial da União.
A gestora já integrava a atual equipe do Ministério da Educação (MEC): era secretária de Educação Superior desde 2023. De 2019 a 2023, foi reitora da UFRJ, primeira mulher a assumir tal posição na maior universidade federal do País. Desde 2022, é membro-titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e ocupa a cadeira número 68 da Academia de Medicina do Rio de Janeiro (AMRJ), cujo patrono é Oswaldo Cruz.
Na CAPES, Denise Pires de Carvalho diz que “não se pode retroceder” na “história de sucesso da avaliação da pós-graduação”. E adiciona: “As principais prioridades serão melhorar a formação de professores para a educação básica e atuar para fortalecer a pós-graduação nas diferentes regiões do País, visando à diminuição das assimetrias, o desenvolvimento regional, e alavancar os diferentes arranjos produtivos locais”.
Acadêmica e pesquisadora, Denise Pires de Carvalho tem uma carreira dedicada às Ciências Aplicadas à Medicina. Possui o título de livre docente em Fisiologia e Biofísica pela Universidade de São Paulo (USP) e é professora titular da UFRJ, com atuação nos programas de pós-graduação em Medicina e em Ciências Biológicas.
A Universidade Federal do Rio de Janeiro integra a formação da nova presidente desde a sua graduação em Medicina, seguindo por toda a pós-graduação stricto sensu, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas, com ênfase em Biofísica. Denise Pires de Carvalho também registra em sua trajetória acadêmica pós-doutorados no Hôpital Bicêtre (França) e na Universitá degli Studi di Napoli Federico II (Itália).
A presidente é autora de cerca de 185 artigos indexados e revisora de mais de vinte revistas científicas internacionais. Foi vice-presidente regional da Inter-American Organization for Higher Education (OUI-IOHE), vice-presidente da Conferência Regional de Reitores das Universidades Latino-Americanas (Crula), representante da América Latina no Steering Committee da Talloires Network of Engaged Universities, presidente do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), presidente e vice-presidente do Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Denise Pires de Carvalho também foi reconhecida com o Prêmio Sênior (2010) da Sociedade Latino-Americana de Tireoide e o Prêmio Faz Diferença – Saúde (2011), do jornal O Globo. A nova presidente da CAPES recebeu, ainda, a Medalha de Mérito Pedro Ernesto (2019), da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, e a Medalha Tiradentes (2019), concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
Fonte: Redação CGCOM/CAPES
Foto de capa: Naiara Demarco – CGCOM/CAPES