Consulta Pública CRES+5 para jovens da América Latina e do Caribe será realizada no dia 31 de janeiro, pela plataforma Zoom. Inscrições irão até 24/1
Os jovens latino-americanos e caribenhos com idade entre 18 e 24 anos que queiram participar da consulta pública virtual — no âmbito dos trabalhos preparatórios para o evento de seguimento da 3ª Conferência Regional de Educação Superior América Latina e Caribe 2018 (CRES+5) — podem se inscrever até o dia 24 de janeiro, por meio do formulário de inscrição. Ao final desse período, serão enviadas as informações de conexão a todas as pessoas cadastradas.
A Consulta Pública CRES+5 para jovens da América Latina e do Caribe ocorrerá em uma quarta-feira, 31 de janeiro, às 18h (horário de Brasília), pela plataforma Zoom. O objetivo é discutir os temas que compõem a agenda da CRES+5, estimulando a identificação de desafios e prioridades persistentes para 2028, bem como a proposta de recomendações para os tomadores de decisão a partir da visão e experiência da juventude envolvida no ensino superior, como estudantes, investigadores, ativistas, líderes e co-construtores da governança educativa regional.
A consulta será realizada pelo Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (IESALC), em colaboração com a Organização Continental de Estudantes da América Latina e do Caribe (Oclae) e a seção regional do Grupo Principal das Nações Unidas para Crianças e Jovens (UNMGCY).
Participação – Ao acessarem o formulário de inscrição para a consulta pública da CRES+5, os participantes poderão indicar três eixos temáticos da Conferência que melhor expressem os seus interesses, preocupações e propostas como atores do ensino superior na região. A seleção permitirá à equipe organizadora preparar grupos focais de debate sobre os eixos priorizados por cada participante.
As contribuições dos inscritos na consulta pública serão enviadas aos consultores responsáveis pelos trabalhos preparatórios da CRES+5, a fim de serem consideradas na preparação do documento-base de cada eixo temático e na minuta da declaração da CRES+5.
Essa consulta é parte de um esforço de ampliação da representatividade das vozes das juventudes da América Latina e do Caribe na construção da CRES+5, que inclui também formulários de pesquisa para coletar contribuições sobre os futuros da educação superior e processos de articulação entre redes estudantis e juvenis.
CRES+5 – O evento de seguimento da 3ª Conferência Regional de Educação Superior 2018, intitulado CRES+5, será realizado em Brasília (DF), de 13 a 15 de março de 2024. A reunião está sendo organizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e pelo IESALC-UNESCO. O objetivo é promover um processo participativo que destaque o progresso alcançado desde a CRES 2018, assim como os desafios remanescentes e as questões emergentes na educação superior da região, especialmente após a pandemia de Covid-19.
As inscrições para a participação presencial na CRES+5 podem ser feitas até o dia 13 de fevereiro de 2024, pelo formulário disponível no site da CRES+5. O público-alvo são reitores, diretores, acadêmicos, trabalhadores, estudantes, redes de ensino superior, associações e profissionais, centros de pesquisa, sindicatos, representantes de organizações governamentais e não governamentais e todos os interessados na educação superior no continente.
Para obter mais informações sobre a CRES+5, visite o site ou escreva para cres5@unesco.org.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do IESALC-UNESCO
Imagem: Ministério da Educação