O Ministério da Educação da República Federativa do Brasil (MEC), em conjunto com os diferentes agentes envolvidos no ensino superior no Brasil, o Instituto Internacional da UNESCO para o Ensino Superior na América Latina e no Caribe (IESALC) , e o Espaço Latino-Americano e Caribenho do Ensino Superior (ENLACES) , convoca a reunião de acompanhamento da III Conferência Regional de Ensino Superior, conhecida como CRES+5, a ser realizada de 13 a 15 de março de 2024 em Brasília , capital federal do Brasil.
A Terceira Conferência Regional de Educação Superior (CRES 2018) , realizada em Córdoba (Argentina) em junho de 2018, aprovou uma Declaração e um Plano de Ação 2018-2028 . No entanto, o surgimento da pandemia COVID-19 em 2020 trouxe novos desafios e acelerou transformações no ensino superior, exigindo uma avaliação de médio prazo e uma atualização de caminhos e prioridades.
Por esta razão, na Conferência Mundial sobre Educação Superior (WCES) 2022, a UNESCO IESALC e os atores do ensino superior na América Latina e no Caribe concordaram, e ao mesmo tempo selaram, o compromisso de realizar uma reunião de acompanhamento da CRES 2018. , que permitiria cinco anos depois (CRES+5), promover um processo participativo que permita evidenciar os progressos alcançados, bem como os desafios ainda pendentes e os problemas emergentes, nomeadamente à luz dos impactos da pandemia da COVID-19 pandemia no ensino superior na região.
As pessoas interessadas em participar neste importante evento regional podem manifestar o seu interesse através do formulário de inscrição no seguinte link até 13 de fevereiro.
Rumo à reunião de acompanhamento do CRES+5
Como parte do caminho para a reunião de acompanhamento do CRES+5, diferentes instâncias de debate aberto e participativo foram organizadas na região como parte do processo de construção metodológica. Presencialmente, foram realizadas reuniões em março em Córdoba (Argentina), em setembro em Puebla (México) e em novembro em Assunção (Paraguai).
Na primeira reunião preparatória, em Córdoba, foi aprovada a inclusão de cinco novos eixos temáticos aos sete que nortearam os trabalhos do CRES 2018, o que serviu para ampliar os eixos temáticos de 7 para 12. Um processo de consulta pública aberto e virtual em toda a região, para preparar os documentos de trabalho de cada um dos eixos que serão consolidados em Havana, Cuba, em fevereiro de 2024, para posterior apresentação em Brasília.
Da mesma forma, um formulário aberto referente a cada um dos eixos temáticos do CRES+5 será publicado no site e disponibilizado ao público interessado www.cres2018mas5.org
Participação no CRES+5
Reitores, diretores, acadêmicos, trabalhadores, estudantes, redes de ensino superior, associações e profissionais, centros de pesquisa, sindicatos, representantes de organizações governamentais e não governamentais, e todos estão convidados para este encontro de acompanhamento. continente.
Para mais informações sobre o CRES+5 escreva para cres5@unesco.org
Fonte: CRES+5