O grupo vai avaliar o progresso na educação superior na região e discutir a Conferência Regional de Ensino Superior de 2028
Estão abertas, até 13 de fevereiro, as inscrições gratuitas para a reunião de continuação da III Conferência Regional de Educação Superior (CRES+5), que foi realizada em 2018, em Córdoba, na Argentina. O debate e a avaliação do progresso da educação superior na América Latina e Caribe nos últimos cinco anos, com a realização de um balanço das ações pactuadas durante a CRESS 2018, é parte do trabalho. O grupo também vai estabelecer prioridades para a próxima Conferência Regional de Ensino Superior em 2028.
A reunião de continuação será realizada em Brasília, de 13 a 15 de março. Para participar, deve-se preencher um formulário, que traz a lista com os doze eixos temáticos balizadores dos debates regionais. O usuário poderá marcar quantos quiser. Os temas foram definidos na CRES 2018 e na Primeira Reunião Preparatória do CRES+5, em março de 2023. Para cada um foi aprovada a criação de um grupo de trabalho, composto por especialistas.
O Brasil assumiu, no início de 2023, o compromisso de realizar a reunião. Com isso, o Ministério da Educação e a CAPES, em cooperação com o Iesalc-UNESCO, estão organizando a CRES+5, que tem a participação da comunidade da educação superior e representações da sociedade. O encontro é a oportunidade de um posicionamento da Educação Superior da América Latina e Caribe, tendo como legado a contribuição desse sistema para o desenvolvimento regional e a cooperação internacional.
Fonte: Redação CGCOM/CAPES