FÓRUM DE PRESIDENTES

Presidente da ABRUC participa de Seminário Internacional promovido pelo COMUNG



Evento ocorreu nos dias 7 e 8 de maio na UPF

O Presidente da ABRUC, Reitor João Otávio Bastos Junqueira, participou, nos dias 7 e 8 de maio, do Seminário Internacional “O Modelo Comunitário na educação superior: uma visão de futuro”, promovido pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – COMUNG e realizado no auditório da Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo – UPF. O evento teve objetivo promover a compreensão do modelo comunitário, bem como de sua potencialidade para a expansão da educação superior brasileira com qualidade.

Durante a abertura do evento, João Otávio, em nome da ABRUC, agradeceu o convite e parabenizou o COMUNG pela iniciativa. O Reitor trouxe exemplos de ações que estão sendo desenvolvidas no Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos – UNIFEOB, em São Paulo, por meio do conceito Ikigai, conceito japonês que está atrelado à vida das pessoas. “Esse conceito diz que você deve buscar aquilo que você ama fazer, aquilo em que você é bom, aquilo por que você pode ser pago e aquilo que você faz e o mundo precisa. E lá, a gente ama transformar a vida das pessoas, ama fazer educação com qualidade, a gente é bom no que faz, o Brasil precisa de pessoas bem formadas e precisamos ser remunerados dignamente por isso, no entanto, isso ainda é um desafio”, realçou.



O presidente do COMUNG e reitor da UPF, Professor José Carlos Carles de Souza, que já integrou a Diretoria da ABRUC, salientou que as instituições comunitárias são instituições públicas não-estatais, comunitárias e filantrópicas. “Somos instituições sem fins lucrativos. Mantemos compromisso com o desenvolvimento social e econômico das comunidades em que estamos inseridos, oferecendo serviços em várias áreas sociais, que vão muito além da educação e comprovam a sua efetiva participação nas mais diferentes atividades: na saúde, no esporte, na cultura, na defesa de direitos que dignificam a cidadania”, destacou o Reitor.

Alternativas de Financiamento

Na terça-feira, 8, o Presidente da ABRUC participou da Mesa “Alternativas e perspectivas de financiamento para alunos das ICES”. Participaram também o Pró-reitor da Universidade FEEVALE e Vice-presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Instituições Comunitárias de Educação Superior no Estado do Rio Grande do Sul - SINDIMAN, Professor Alexandre Zeni e o Reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, e Vice-presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE, professor Aristides Cimadon. O debate foi mediado pelo Reitor da UPF e Presidente do COMUNG, Professor José Carlos Carles.

Na ocasião, João Otávio apresentou modelos internacionais a exemplo do que pôde conhecer em sua recente Missão Técnica à Austrália. “Pude conhecer um programa de financiamento governamental que é atrelado à renda do aluno depois de formado”, explicou.

Para Junqueira, um dos entraves é que os programas deveriam ser disponibilizados para poucas instituições, aquelas que realmente agregam competências ao seu egresso. “As instituições comunitárias se inserem fortemente nisso, pela responsabilidade com a qualidade e pelo compromisso com a sociedade e com a transformação de vidas”, enfatizou.  Para o Presidente da ABRUC, o gargalo a ser discutido é a criação de um fundo estatal, privado ou mesmo um fundo próprio das instituições comunitárias, atrelado a essa mesma instituição de ensino em proporcionar uma transformação de vida e de renda ao seu egresso.

Uma carta foi elaborada com o intuito de apontar ações para o fortalecimento das comunitárias por meio dos seus órgãos representativos: Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior - ABRUC, Associação Catarinense das Fundações Educacionais - ACAFE e o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - COMUNG. Entre os apontamentos presentes no documento, estão: alternativas de financiamentos para estudantes; investimento das comunitárias em pesquisa acadêmica sobre o modelo comunitário; e política de marketing coletivo sobre o modelo comunitário.

Retornar ao fórum

Seguridade aprova proposta que fixa jornada do psicólogo em 30 horas semanais

17/08/2018 16:14

CAPES ajusta processos de entrada e permanência de programas de pós-graduação

17/08/2018 15:27

PROUNI: Inscrições a bolsas remanescentes abrem na próxima segunda, 20

17/08/2018 15:24

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.