NOTICIA

UPF debate futuro da pós-graduação em II Workshop do stricto sensu

06/08/2019 14:28

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (VRPPG), promoveu, nesta última segunda-feira (5), o II Workshop da Pós-Graduação stricto sensu, com o tema “Planejamento estratégico da pós-graduação”. O evento acontece no auditório Faculdade de Direito (FD). 

A abertura do evento contou com a presença da Reitora da UPF, Dra. Bernadete Maria Dalmolin; do vice-reitor de Graduação, Dr. Edison Alencar Casagranda; do vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Antônio Thomé; do vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva; além de diretores, professores, pesquisadores e alunos da pós-graduação da Universidade.

Para a reitora, esse é um momento importante de discussão e planejamento do setor na Universidade. “Nós estamos chamando professores e alunos das pós-graduações para um planejamento estratégico, uma autoavaliação de como estamos nos 15 programas que temos, para que possamos prospectar de forma mais sólida a nossa pós-graduação. É um momento em que os diferentes cursos vão poder olhar e discutir com os seus pares quais as questões prioritárias para qualificar cada vez mais a nossa pós-graduação”, destacou.

Segundo o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, o stricto sensu na UPF teve um crescimento muito grande nos últimos oito anos, por isso, é importante debater sobre o futuro do setor. “A Capes vem mudando sua forma de avaliar o stricto, ela avalia muito bem, e a gente precisava trazer isso para poder debater questões importantes e fazer um planejamento adequado para os próximos anos”, comentou Thomé. 

O workshop contou com a conferência sobre “Sistema da pós-graduação brasileira: atualidade e perspectivas”, com a professora Dra. Sônia Nair Báo, diretora de avaliação da Capes. “É a primeira vez que visitei a UPF, gostei da universidade, acho que está bem organizada, está em uma região de referência e acho que faz a parte dela para o desenvolvimento da região. A vinda da Capes para essas instituições é muito positiva e essa interação é necessária porque o aperfeiçoamento e o aprimoramento do sistema de pós-graduação só vai acontecer se a gente tiver essa discussão com os programas de pós-graduação e com as instituições”, comentou Sônia. 


Convênio UPF e Univali

Durante o evento, a reitora Bernadete e o presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), professor Me. Luiz Fernando Pereira Neto, assinaram um convênio com o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e Inovação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), professor Dr. Rogério Corrêa. 

O convênio prevê a mútua cooperação das universidades em programas de pós-graduação. “É um convênio de parceria entre os programas de stricto sensu, então, nosso objetivo é poder oferecer à Univali aquilo que já temos consolidado na pós-graduação, e, ao mesmo tempo, eles poderem nos oferecer conhecimentos nos quais já avançaram. Estamos fazendo uma parceria entre instituições que são comunitárias e que têm caminhadas bastante comuns, mas ao mesmo tempo com cursos diferentes da área do conhecimento, tendo como objetivo o fortalecimento de ambas as instituições”, explicou a reitora Bernadete. 

O evento seguiu com palestra proferida pelo professor Corrêa sobre “Avaliação da produtividade”. Após, acontece uma discussão sobre o planejamento estratégico da pós-graduação stricto sensu da UPF, com a participação de docentes e representantes dos programas de pós-graduação da UPF. 

Fonte: Notícias UPF

Educação aprova reserva de vagas ociosas para idosos em universidades

18/10/2019 10:33

MEC reformula proposta do Future-se e diz que lançará nova consulta pública até o dia 28

18/10/2019 10:09

Pagamento de bolsas do CNPq está garantido este ano, diz governo

18/10/2019 08:21

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.