NOTICIA

Universidades Comunitárias não deveriam ser consideradas privadas, diz Professora Tânia Bacelar

24/04/2018 12:00

A Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ, organizou na última segunda-feira, 16, uma palestra, na instituição, para entender as principais mudanças na economia mundial e dialogar sobre as tendências do Sistema de Ensino Superior Brasileiro para driblar a crise econômica. A Professora Tânia Bacelar de Araújo, responsável pela elaboração do Reposicionamento Estratégico da ABRUC, dialogou sobre o tema para os profissionais da universidade. A palestra integra a primeira fase da elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNOCHAPECÓ, para os anos de 2019-2023.


Em sua fala, a Professora Tânia Bacelar abordou as mudanças na economia, na comunicação e nos valores da sociedade. Segundo ela, a palavra crise evidencia que algo está por vir: uma nova era. A partir dessas discussões, a palestrante avaliou como o Ensino Superior está lidando com essas novidades. "Cada vez mais vemos as universidades transformando seu modelo organizacional e voltando sua atenção para o local, como é o caso das instituições comunitárias", relata.


Para a professora, o ensino superior comunitário amplia a relação entre e a universidade e a sociedade. Além do papel de fomentar o ensino, a pesquisa e a extensão, também desenvolve serviços de assistência, desenvolvimento econômico e entretenimento para a comunidade. Ainda segundo a pesquisadora, as universidades comunitárias não deveriam ser consideradas privadas, pois nem tudo que é público é do governo. Elas seriam públicas não-governamentais, por prestarem serviços públicos à comunidade. "O que as diferencia é o compromisso com seu entorno, por nascerem na comunidade", finaliza.


Para o reitor da UNOCHAPECÓ, Professor Claudio Jacoski, é preciso compreender o atual cenário para saber qual caminho seguir no futuro. O objetivo da palestra foi  entender o que está acontecendo no mundo, para que a UNOCHAPECÓ continue presente na comunidade. "Precisamos analisar o cenário de extrema competitividade que vivemos hoje, pensando em ações futuras para melhorar a qualidade da nossa Universidade. O Plano de Desenvolvimento Institucional é o começo", afirmou.


Fonte: Assessoria de Comunicação ABRUC, com informações do Núcleo de Produção de Conteúdo da UNOCHAPECÓ

Foto: Ana Paula Dornelles - NPC/UNOCHAPECÓ


Educação Superior: Provas do Revalida 2017 serão aplicadas neste fim de semana

16/11/2018 17:04

MPF abre procedimento para evitar ações arbitrárias contra professores

16/11/2018 16:58

Ministério da Ciência quer discutir em separado a ideia de programa para fomento à pesquisa e à inovação

16/11/2018 16:52

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.