NOTICIA

Universidade de Passo Fundo completa 50 anos impulsionando o desenvolvimento regional

06/06/2018 14:02

No dia 6 de junho, a instituição comemora cinco décadas de história formando profissionais especializados em diversas áreas


Há 50 anos, a Universidade de Passo Fundo - UPF, oferece cursos de formação em nível superior, habilitando milhares de pessoas ao exercício de distintas profissões. Fundada na década de 1960, a Universidade foi criada para atender essa demanda educacional e, desde então, cumpre uma função social relevante, proporcionando um efetivo crescimento local e regional ao norte do Estado. Uma área que compreende, hoje, mais de 150 municípios. As 12 unidades acadêmicas em Passo Fundo e os campi instalados em Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões, Sarandi e Soledade fazem da UPF uma Universidade regional, possibilitando o acesso ao ensino superior em importantes microrregiões gaúchas. 


A UPF celebra 50 anos de criação, no dia 6 de junho, com cerca de 76 mil egressos. No entanto, o legado vai muito além dos números, principalmente quando se observam os avanços sociais e econômicos proporcionados por meio da atuação dos milhares de profissionais que passaram pela universidade. Seja na área da educação, do direito, da agricultura, da saúde, da economia, dentre outros tantos ofícios importantes. 


Ser uma instituição de ensino sólida e envolvida com a população regional, que fomenta a geração e a difusão do conhecimento e, principalmente, que busca sempre a excelência acadêmica é o principal desafio da UPF. Os investimentos garantem a articulação entre ensino, pesquisa e extensão nos 60 cursos de graduação e nos 15 mestrados, seis doutorados e nove estágios pós-doutorais da Instituição. Nesses cursos, mais de 18 mil acadêmicos constroem sua formação, tanto como licenciados, bacharéis ou técnicos de nível superior, além dos mestres e doutores. 


Para o Reitor, José Carlos Carles de Souza, a Universidade de Passo Fundo desperta em todos o sentimento coletivo de orgulho e de gratidão:  "Orgulho dos milhares de alunos que frequentaram os seus cursos. Orgulho dos funcionários e professores que, cada um a seu tempo e de seu modo, atuam na sua permanente construção, tornando-a melhor a cada período. Orgulho da sua comunidade, que, incessantemente, com ela interage, contribuindo com o seu crescimento e desfrutando dos benefícios decorrentes desse processo."


Souza também reconhece o trabalho dos funcionários atuais e do passado, agradecendo a dedicação que tornou possível alcançar o status atual da instituição. O Reitor lembra que os valores da universidade sempre estiveram presentes e são fundamentais para o desenvolvimento de alunos, funcionários e professores envolvidos: 




"Eternizamos, portanto, o nosso sentimento de gratidão aos idealizadores da UPF pela projeção de uma obra que se tornou catalizadora de sonhos, de valores verdadeiros e de esperança, insumos necessários à construção de uma sociedade empreendedora e fraterna, que transcende o tempo, motiva as pessoas e inspira as novas gerações. Além disso, reconhecemos a participação de seus professores, funcionários, alunos e egressos na continuidade desse percurso, e na construção de sua imponente história. Assim, ao tempo em que, cheios de júbilo, celebramos o 50º aniversário da UPF, registramos nosso reconhecimento a cada personagem dos capítulos desta história cinquentenária, que, do sonho à realidade, transformou a vida de tantas gerações", destaca o reitor.  

MEC visitará 200 instituições denunciadas por irregularidades

18/12/2018 15:30

Presidente do Inep pede continuidade na educação

18/12/2018 15:21

Em 2017, apenas 2,5% dos cursos de graduação tiveram nota máxima

18/12/2018 15:17

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.