NOTICIA

Universidade de Caxias do Sul atuará na realização de diagnóstico de Covid-19

07/04/2020 09:01

Previsão é que este novo serviço, a ser realizado no Centro de Doenças Infecciosas da UCS, esteja inteiramente estruturado no decorrer da próxima semana.

Centro de Doenças Infecciosas, onde serão realizados os testes para Covid-19, localiza-se no bloco 57, espaço que abriga o Instituto de Biotecnologia da UCS.

A Universidade de Caxias do Sul, ciente do seu caráter comunitário e do seu compromisso com a comunidade regional, passará a atuar na avaliação de amostras para diagnóstico de Covid-19, utilizando o método RT-qPCR, sigla em inglês  que significa reação em cadeia pela polimerase em tempo real. Este método tem elevada precisão, podendo detectar até 5,2 cópias de RNA viral por amostra, e está embasado no protocolo do Instituto de Virologia de Charité, Alemanha.

Os testes serão realizados no Centro de Doenças Infecciosas do Instituto de Biotecnologia da UCS, que terá dedicação exclusiva para essa finalidade, com funcionários treinados e nível de biossegurança adequado. Os professores pesquisadores André Felipe Streck, Lessandra Michelin, Liliana Portal Webber e Sidnei Moura e Silva integram a equipe.

As atividades já foram iniciadas e, no decorrer da próxima semana, o serviço já estará em funcionamento. O  professor Streck diz que “a intenção é realizar cerca de 50 exames por dia, capacidade que poderá ser ampliada na medida que obtivermos mais recursos para melhorar a tecnologia e comprar mais insumos”. Já o professor Falavigna destaca que a iniciativa da UCS, que tem o apoio e incentivo da Fundação Universidade de Caxias do Sul, visa colaborar para a ampliação da rede de laboratórios, no estado e no país, que atuam no diagnóstico de Covid-19. Essa fala é confirmada pela infectologista professora Lessandra Michelin: “em todos os fóruns internacionais sobre a pandemia dos quais tenho participado com profissionais da China, Espanha, Itália e EUA, o ponto de convergência tem sido a importância do diagnóstico para a tomada das decisões mais corretas e adequadas”. Para finalizar, o professor Falavigna reafirma que “o foco das nossas ações é prover a comunidade de testes de alta precisão em curto espaço de tempo, visto que o prazo entre o recebimento do material para análise e a liberação dos resultados deverá ser de 48 horas”.

O reitor Evaldo Kuiava e o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, acompanham as ações de estruturação do serviço a ser oferecido à população regional e, nesta segunda-feira (6), participaram de uma reunião com o prefeito Flávio Cassina e sua equipe de secretários para apresentar o serviço. Na ocasião, eles lembraram as autoridades municipais sobre a necessidade de apoio financeiro para manter e ampliar essa iniciativa. “Neste momento tão delicado, não somente para nós brasileiros, mas para toda a população mundial, nós louvamos esta iniciativa de grande significado, que, além de repercutir diretamente na  saúde das pessoas que vivem na nossa região, vem nos aproximar ainda mais da nossa comunidade”, sintetiza o presidente da FUCS.

Fonte: UCS

Inscrições do Vestibular 2020/2 da PUCPR estão abertas

02/06/2020 12:04

Egressas da Pós-Graduação UNIFEV publicam artigo em revista internacional

02/06/2020 11:43

Webinar: O valor das Redes de Cooperação em tempos de crise

02/06/2020 10:09

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.