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Sessão solene celebra dia de conscientização sobre o autismo

02/04/2019 09:23

Direitos Humanos - criança - lazer parque infantil balanço solidão
Portadores do espectro autista apresentam graus diferentes de comprometimento de intensidade, desde dificuldade de interação social até retardo mental

Em apoio ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o prédio do Congresso Nacional será iluminado de azul hoje à noite

Para celebrar o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, a Câmara dos Deputados realiza nesta manhã uma sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães.

Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: inabilidade para interagir socialmente; dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos; e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

Na Câmara tramitam 48 propostas relacionadas ao autismo. Uma delas (PL 1473/19), apresentada pelo deputado Amaro Neto (PRB-ES), estabelece a garantia de atendimento educacional especializado gratuito aos estudantes com transtorno do espectro autista e, em casos de comprovada necessidade, o autista terá direito a acompanhante especializado.

"Eu tenho algo muito próximo dentro de casa. Os meus filhos convivem com uma criança com autismo severo e eu vi como estar perto de crianças que não são especiais ajudam essas crianças tão especiais no desenvolvimento logo no início dos primeiros anos de vida”, diz o deputado.

O termo abrangente é espectro autista, porque os seus portadores têm graus de comprometimento de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger, na qual não há comprometimento da fala e da inteligência, até formas graves, em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental.

Socialização
Especialistas afirmam que é fundamental o convívio de estudantes autistas com os outros alunos que não têm esse problema neurológico. Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, o deputado Célio Studart (PV-CE) afirma que há muito trabalho a ser feito.

"É comum vermos, por exemplo, colégios que negam vagas a pessoas com autismo, porque o colégio se vê em dificuldade de incluir aquela pessoa. Isso está muito errado. É preciso rever essa questão e mostrar que essas pessoas têm o mesmo direito de qualquer pessoa com deficiência na hora de ocupar vagas no mercado de trabalho. A lei tem que valer para os autistas também", afirma Studart.

A psicóloga Ana Maria Bereohff, especializada em autismo, defende o convívio entre alunos autistas e não autistas, mas reconhece que as escolas, muitas vezes, não estão preparadas para essa socialização. 

O estudante de design gráfico Igor Andrade, de 20 anos, é autista e relata que precisou superar turmas que não entendiam as suas peculiaridades. "As pessoas não conseguiam aceitar a minha atitude, a minha aparência... Eu estudei numa escola muito chata, em que eu sofria bullying, as crianças me agrediam e os professores não souberam trabalhar comigo direito."

Dia de conscientização
No ano passado, foi sancionada a lei (13.652/18) que estabelece 2 de abril como o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo. A data segue convenção da Organização das Nações Unidas (ONU), que celebra o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo desde 2008.

A sessão solene desta terça-feira está marcada para as 9 horas.

Fonte: Agência Câmara

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