NOTICIA

Senado comemora os 50 anos da Universidade Feevale

01/07/2019 18:26


Há 50 anos, enquanto o homem pisava pela primeira vez na Lua, era criada no interior do Rio Grande do Sul uma instituição que teve um impacto maior na realidade da comunidade local do que a corrida especial. A avaliação foi feita nesta segunda-feira (1º) pelo reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, durante sessão especial no Senado em homenagem ao aniversário do centro de ensino superior.


Localizada no Vale dos Sinos, em Novo Hamburgo (RS), a Universidade Feevale foi criada em 28 de junho de 1969, para ser comunitária, sem fins lucrativos, e promover a autonomia científica, disciplinar, administrativa e didática. Ela oferece cursos de educação básica, graduação, pós-graduação, extensão e pesquisa.


O reitor da Feevale destacou que a universidade transbordou os limites de Novo Hamburgo e conta hoje com dez polos de ensino no estado e até na China, além de ampla oferta de cursos de graduação e pós-graduação à distância. O que não mudou desde a fundação em 1969, segundo Prodanov, é a essência da instituição que carrega inovação e foco no desenvolvimento regional.


— Esse é o trilhar da Universidade Feevale. É essa a vontade da comunidade. A comunidade não é uma comunidade paroquial, é uma comunidade global. E a universidade tem que ter esse papel também de uma visão global: formar pessoas com visão global; formar pessoas para um cenário internacional; formar pessoas não apenas para o seu deleite, mas para transformação do Brasil — apontou o reitor.


O presidente do Conselho de Administração da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), Roberto Cardoso, também ressaltou o caráter inovador da instituição. A Aspeur é a mantenedora da Feevale.


— Transcorridos 50 anos podemos dizer com muito orgulho que sentimos a mesma emoção daqueles pioneiros que criaram a Feevale. Vamos rumo ao centenário — disse.


A sessão especial foi requerida pelo senador Lasier Martins (Podemos-RS), que destacou a contribuição da instituição para o Rio Grande do Sul.


— Verdadeiro orgulho dos gaúchos, a Universidade Feevale é um exemplo de parceria bem-sucedida entre iniciativa privada e comunidade regional. No maior polo calçadista do país, região metropolitana de Porto Alegre, a Feevale completa meio século de grande contribuição para o progresso econômico e social —ressaltou o senador durante a sessão.


Fonte: Agência Senado

Faculdades privadas têm que adaptar aulas para pessoas com deficiência

20/09/2019 10:08

Oferta de vagas em ensino superior a distância é maior que presencial

20/09/2019 10:04

Sem desistências, número de graduados poderia dobrar no Brasil

20/09/2019 09:51

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.