NOTICIA

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) tem nova edição publicada

27/08/2018 11:51

edição 252 da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) já está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e na Coleção Scielo. O número é aberto com dois artigos sobre inclusão de pessoas com deficiência na educação básica, com relatos de resultados de investigações que abordam os docentes e gestores da educação especial envolvidos.

Nos textos, o leitor encontrará dados e análises relevantes para apreciar o processo ainda em curso de implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, cujas propostas de revisão vêm suscitando debates entre pesquisadores, membros do Ministério Público, movimentos e entidades de apoio às pessoas com deficiência.

A edição também apresenta contribuições para as políticas de educação básica; reflexões de correntes distintas da Filosofia da Educação; respeito à diversidade de gênero e étnico-racial da sociedade brasileira; questões relacionadas à didática e ao currículo; convergindo para temáticas mais amplas do ensino e da aprendizagem na educação básica e da formação de seus docentes.

Os artigos trazem grandes eixos temáticos revisitados: o pensamento pedagógico contemporâneo; as políticas que redefinem, a cada conjuntura particular, os contornos do sistema educacional; as relações sociais que permeiam as interações nos centros educativos; as características dos estudantes, dos educadores e sua formação; os processos de ensino e aprendizagem; entre outros.

RBEP – Publicada desde 1944, a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos tem conceito máximo no Qualis Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): A1 em “Ensino” e A2 em “Educação”. Reconhecida e disseminada no meio científico, a revista tem indexação em importantes bases de dados internacionais, como Scielo, Directory of Open Ocean Journal (DOAJ), Elektronische Zeitschriftenbibliothec (EZB) e Hispanic American Periodicals Index (HAPI). A RBEP reúne artigos inéditos, resultantes de pesquisas que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e contribuam para a construção do conhecimento na área de Educação. A revista também publica relatos de experiência e resenhas. Artigos e resenhas devem ser encaminhados exclusivamente pelo Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (Seer), acessível pelo site da RBEP.

Confira as edições da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Educação a distância cresce 17,6% em 2017; maior salto desde 2008

20/09/2018 16:29

Baixa ocupação de vagas remanescentes inspira nova política do MEC para as federais

20/09/2018 15:27

Estágio após conclusão do curso de Direito pode ser limitado a dois anos

20/09/2018 14:58

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.