NOTICIA

Professores Evaldo Kuiava e Odacir Graciolli são reconduzidos aos cargos de reitor e vice-reitor da UCS para a gestão 2018-2022.

27/03/2018 13:53

Eleição foi realizada pelos membros do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul na tarde desta segunda-feira, dia 26.

O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho Diretor da Fundação da Universidade de Caxias do Sul, professor Ambrósio Luiz Bonalume, após a reunião que teve a participação dos sete integrantes do Conselho. A votação foi secreta e a chapa do professor Evaldo Kuiava obteve 4 votos.  A chapa dos professores Eric Charles Henri Dorion (reitor) e Gabriel Sperandio Milan (vice-reitor) recebeu três votos. “No dia 2 de maio, conforme prevê o Estatuto da Fundação Universidade de Caxias do Sul, será realizada a cerimônia de posse que dará início à gestão 2018-2022”, concluiu o presidente do Conselho Diretor.

O reitor Evaldo Kuiava agradeceu a confiança e afirmou que continuará a atuar com o Conselho Diretor da FUCS no sentido de consolidar a missão institucional e  promover o desenvolvimento da região. “Nos próximos quatro anos vamos operacionalizar o Plano de Gestão da nossa candidatura e promover as mudanças necessárias para manter a Universidade em um nível de excelência que garanta seu lugar de destaque no cenário das Instituições de Ensino Superior em nosso país”.


Currículos

Há 24 anos na Universidade de Caxias do Sul, o professor Evaldo Kuiava possui graduação em Filosofia e MBA em Gestão Universitária pela UCS. É mestre e doutor em Filosofia pela PUCRS. Com larga experiência nacional e internacional, trabalhou como professor convidado na Université Lumière Lyon 2, França (2013). Desde 1993, é professor e pesquisador na UCS nas áreas de Filosofia e Educação, atuando nos programas de pós-graduação em Filosofia e em Educação. É coeditor da revista Conjectura da Área do Conhecimento de Humanidades. Ao longo de sua trajetória acadêmica, colaborou para a gestão universitária como chefe de Departamento, diretor de Centro e pró-reitor Acadêmico. Também tem experiência como consultor empresarial nas áreas de Responsabilidade Social e Ética Aplicada. Recebeu, em 2016, o título de Doutor Honoris Causa em Filosofia da Educação pela Organización de las Américas para la Excelencia Educativa e de Embaixador de Paz pela Organización de las Américas para la Ética en la Educación.

O vice-reitor Odacir Deonísio Graciolli possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (1991). É mestre (1994) e doutor (1998) em Engenharia de Produção pela UFSC. É professor titular da UCS e professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Tem experiência na área de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Pesquisa Operacional atuando principalmente na otimização de sistemas produtivos e da cadeia logística. É especialista em gestão universitária e possui ampla experiência atuando desde 1998 na coordenação de cursos, chefe de Departamento, diretor de Centro, pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico e vice-reitor.

Plano de Gestão 2018-2022

No resumo do Plano de Gestão para a UCS para o período de 2018 a 2022, o professor Evaldo Kuiava destaca as quatro diretrizes que nortearão o conjunto de estratégias e ações para o período: “Excelência acadêmica, desenvolvimento das pessoas e da região; Inserção acadêmica nacional e internacional; Empreendedorismo e inovação; e Sustentabilidade institucional.  E entre os objetivos que efetivarão as diretrizes também se destacam:
a) consolidar o Projeto de Reestruturação dos Cursos de Graduação;
b) reposicionar a Pós-Graduação Lato Sensu;
c) consolidar a Pós-Graduação Stricto Sensu para conquistar a excelência nacional (conceito 5) e internacional (conceitos 6 e 7);
d) induzir projetos de pesquisa articulados aos macrodesafios regionais em parceria com a comunidade, empresas e poder público;
e) potencializar a prestação de serviços e geração de receita a partir de projetos universidade-empresa;
f) estreitar as relações com a comunidade ampliando a oferta da extensão universitária com atenção às demandas da região de abrangência;
g) implantar um novo modelo de Educação a Distância;
h) redimensionar a oferta dos Cursos de Tecnologia;
i) estreitar a relação com os egressos;
j) fortalecer a internacionalização em todas as suas interfaces;
k) desenvolver culturas de convivência acadêmica com todos os atores: estudantes, professores, funcionários e membros da comunidade;
l) readequar a estrutura organizacional;
m) contribuir de forma expressiva para uma nova matriz econômica da UCS e da região tendo o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação (TECNOUCS) como vetor;
n) implantar o plano mercadológico;
o) desenvolver, permanentemente, os recursos humanos da Instituição;
p) revisar o Projeto de Regionalização.

O Plano reafirma o compromisso de continuar, considerando a história e o movimento da sociedade na criação e manutenção da UCS, a construir uma Universidade Comunitária, ou seja, uma universidade orientada ao desenvolvimento do seu entorno socioeconômico por meio do conhecimento e da inovação e capaz de liderar e construir as relações necessárias para as mudanças de paradigmas no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação, fomentando a investigação científica e tecnológica de qualidade, buscando a excelência na relação com o setor produtivo, os entes governamentais e a sociedade em geral para o futuro de nosso desenvolvimento regional, nossa qualidade de vida e vanguarda.

Instituto disponibiliza repositório comum a pesquisadores

21/09/2018 10:43

Educação a distância cresce 17,6% em 2017; maior salto desde 2008

20/09/2018 16:29

Baixa ocupação de vagas remanescentes inspira nova política do MEC para as federais

20/09/2018 15:27

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.