NOTICIA

Professores da educação superior podem ser elaboradores de itens do exame; inscrições até 16 de fevereiro

30/01/2020 13:50

O Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI-ES) recebe inscrições de professores interessados em atuar como elaboradores de itens do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Há vagas para 22 áreas, entre elas: artes visuais, licenciatura, ciências sociais, física, música (licenciatura), design, letras – português e espanhol, letras – inglês, geografia, filosofia e cursos superiores de tecnologia em redes de computadores e em gestão da tecnologia da informação. As inscrições podem ser feitas até 16 de fevereiro, pelo Sistema BNI, no endereço bni.inep.gov.br/inscrição.

As   atividades   são   remuneradas   por   meio   do   Auxílio   de   Avaliação Educacional (AAE), com o valor de R$ 250 por item elaborado e aprovado para o BNI. Os interessados devem estar vinculados a instituições de educação superior ou terem exercido atividade docente nos últimos 18 meses em curso de graduação da área para a qual pretendem efetuar a inscrição. Outro requisito é que a Declaração de Exercício de Atividade Docente no Curso (da área escolhida) seja assinada pelo coordenador de curso ou pelo dirigente da instituição de educação superior. Mais detalhes estão no edital publicado no Diário Oficial da União, de 10 de janeiro de 2020.

Seleção – Serão considerados títulos de pós-graduação (lato e stricto sensu), experiência docente na educação superior e experiências em edições anteriores do Enade. Os selecionados de acordo com os critérios descritos no edital serão convocados para a capacitação de elaboradores de itens, a distância, no período de 1º a 28 de março. A capacitação é requisito para participação na oficina de elaboração de itens, também a distância, por meio dos sistemas do Inep, entre 1º de abril e 1º de maio.

BNI – O Banco Nacional de Itens fornece insumos para os diversos exames e avaliações desenvolvidos pelo Inep, assegurando a disponibilidade de itens de qualidade, elaborados e revisados para cada instrumento, seja ele prova ou questionário. Todos os colaboradores participam de capacitações e oficinas de elaboração e revisão. A participação da comunidade educacional e acadêmica de todo o Brasil amplia a diversidade e melhora a adequação dos instrumentos para a avaliação da educação do país.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, é constituído por um Questionário do Estudante e uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componente específico. Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Confira o edital de chamada pública

Inscreva-se pelo sistema BNI

Saiba mais sobre o Enade

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/INEP

Educação Mais Forte: Manifesto pela Educação Brasileira

04/04/2020 14:36

MEDIDAS EMERGENCIAIS: Senado aprova projeto que congela leis do Direito Privado durante epidemia

03/04/2020 17:37

Projeto garante assistência a estudantes carentes do ensino superior durante pandemia

03/04/2020 09:29

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.