NOTICIA

Presidente da ABRUC participa de Missão Técnica na Austrália

30/04/2018 01:04

O Presidente da ABRUC, Reitor João Otávio Bastos Junqueira, participa, na Austrália, da 10ª Missão Técnica Internacional do SEMESP que percorre as cidades de Sydney, Brisbane e Melbourne para visitas técnicas em instituições que são referência em educação superior de qualidade. Os 40 participantes, entre gestores de Instituições de Ensino Superior Brasileiras, representantes da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES/MEC e a equipe do SEMESP, estão conhecendo o sistema educacional do país, reconhecido como um dos melhores do mundo.


João Otávio participou de uma reunião, no último dia 16, com representantes do Ministério da Educação da Austrália, em Camberra, para intercâmbio de informações voltadas ao ensino superior, como internacionalização, ensino vocacional, pesquisa e inovação. Uma outra pauta importante do encontro foi o financiamento estudantil. “A Austrália tem um programa de financiamento muito bem sucedido e temos muito a aprender com eles”, diz João Otávio. Já no dia 17, o Presidente da ABRUC e os demais dirigentes do SEMESP tiveram a oportunidade de participar de uma reunião exclusiva com Bruce Chapman, referência mundial para programas de financiamento estudantil. O encontro também contou com representantes da Receita Federal da Austrália, responsáveis por assegurar a política de financiamento do ensino superior no país.




Na primeira semana, a Missão Técnica passou pela cidade de Sydney e realizou seminários e visitas técnicas em instituições que são referência para o ensino superior, como Macquarie University, Australian Technology Network (ATN) e University of Technology Sydney (UTS). Na última segunda-feira 23/04 o grupo iniciou a agenda oficial em Brisbane, cidade que oferta uma gama completa de opções de cursos para educação superior, proficiência em inglês e especialização profissional, com uma visita técnica na Bond University, instituição privada que se posicionou em um mercado liderado por universidades públicas. Na oportunidade, os participantes puderam abordar questões sobre a disputa pelo mercado, inovação curricular e caminhos para o desenvolvimento de habilidades.


Os participantes conheceram, também, a Browns English Language School, onde puderam participar de um seminário para networking que abordou a trajetória dos estudantes australianos desde o Certificate (ensino técnico) até o Diploma (ensino técnico mais aprofundado) e o Degree (graduação acadêmica completa), modalidades oferecidas para formação na Austrália.




Na última sexta-feira, 27, a comitiva participou, em Melbourne, do Programa para Capacitação de Líderes promovido pelo L. H. Martin Institute, instituto australiano que oferece um conjunto de programas e atividades focados na gestão e liderança institucional do setor de ensino superior.

A programação teve início com uma sessão plenária que discutiu em grupo sobre temas comuns, como planejamento estratégico, desempenho do pessoal acadêmico e modelos de liderança. Na ocasião, também foi apresentado aos participantes um estudo de caso sobre a Universidade de Adelaide e seu Plano Estratégico Beacon of Enlightenment, projeto desenvolvido para criar novas propostas de melhoria que definirá como a universidade deseja ser vista em 2024, ano em que completará seu 150º aniversário.


A 10ª Missão Técnica Internacional do SEMESP acontece até esta segunda-feira, 30 de abril, e, além de Melbourne, já passou pelas cidades de Sydney e Brisbane.


Assista ao vídeo dos diretores do Semesp, no qual comentam as políticas de financiamento, regulação e avaliação australianas:


Fonte: Assessoria de Comunicação Social da ABRUC com informações do SEMESP
Fotos e vídeo: SEMESP

Instituto disponibiliza repositório comum a pesquisadores

21/09/2018 10:43

Educação a distância cresce 17,6% em 2017; maior salto desde 2008

20/09/2018 16:29

Baixa ocupação de vagas remanescentes inspira nova política do MEC para as federais

20/09/2018 15:27

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.