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Mulheres estão à frente da gestão escolar e da maior pesquisa estatística educacional do país

06/03/2020 09:07


A educação básica brasileira é gerida, predominantemente, por mulheres. Nas 180,6 mil unidades escolares do país, mais de 80% dos gestores são do sexo feminino. É o que mostram os dados do Censo Escolar da Educação Básica 2019. A maior pesquisa estatística educacional brasileira, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apresentou, pela primeira vez, nesta edição, os primeiros dados sobre quem são os gestores das escolas brasileiras.

Gestores e diretores – O levantamento estatístico da educação básica apresenta aprimoramentos a cada ano. Em 2019, o Censo Escolar inovou ao traçar o perfil dos profissionais à frente da gestão escolar. Os dados mostram que, dos 187,7 mil gestores declarados na pesquisa, 86% são diretores e 14% estão em outros cargos. Entre os mais de 143 mil diretores, 81,9% são do sexo feminino. O percentual é aproximado também para o grupo de gestores que ocupam outros cargos: 81,5% são mulheres.

Imagem de planilha referente ao número de diretores na educação básica por dependência administrativa segundo o sexo - 2019

Mulheres no Censo Escolar – A pesquisa estatística do Censo Escolar permite delinear um perfil detalhado de todos os 48 milhões de estudantes da educação pública e privada do país, além dos 2,2 milhões de professores. Para reunir todas as informações, o Inep conta com a parceria de milhares de pessoas que usam o Educacenso, sistema que contém o banco de dados da pesquisa. Nesse trabalho, as mulheres exercem papel estratégico.

Coordenadora-geral – Poucas pessoas podem dizer que conhecem tão bem o censo quanto a coordenadora-geral do Censo Escolar, Célia Gedeon, que exerce o cargo desde 2005. Célia acompanha o aperfeiçoamento da pesquisa desde 1983. Naquele ano, ela passou a ser uma das digitadoras dos questionários enviados pelas escolas no Ministério da Educação (MEC). Foi naquela época que a curiosidade da servidora a levou a prestar atenção não só na digitação, mas nas informações que os formulários traziam.

O conhecimento e o aprendizado que a servidora acumulou com a realização do Censo Escolar fez com que assumisse mais responsabilidades, até alcançar a coordenação-geral da pesquisa, um trabalho que exige “enorme responsabilidade e compromisso com todas as atividades que envolvem a logística do censo”, explica Gedeon. A coordenadora ressalta ainda que o universo da educação é muito feminino e a produção do censo também, por consequência.

Coordenadoras – O Censo Escolar depende de uma parceria muito estreita com as secretarias municipais e estaduais educação. E lá também se encontram as mulheres. Das 27 coordenações estaduais, 14 são exercidas por mulheres. No caso das capitais do país, 19 dos 27 coordenadores do censo são do sexo feminino. Além disso, dentro da Coordenação-Geral do Censo da Educação Básica do Inep, a equipe liderada por Célia conta com 17 mulheres e 15 homens. Todos contribuem de forma dedicada para a pesquisa. A coordenadora ressalta que cada parceiro tem papel determinante para a execução do censo, e, nesta semana do Dia Internacional da Mulher, ela agradece especialmente “a todas as mulheres que fazem o Censo Escolar acontecer neste país”.

Censo Escolar – O Censo Escolar da Educação Básica é anual, feito com base nos documentos administrativos das escolas e redes de ensino, e tem por referência a última quarta?feira do mês de maio. Principal pesquisa estatística sobre a educação básica, o censo é coordenado pela Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed) do Inep e realizado em regime de colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. Participam todas as escolas públicas e privadas do país, incluindo as diferentes etapas e modalidades da educação básica: regular, especial, profissional e educação de jovens e adultos. Além disso, a pesquisa apresenta informações sobre matrículas, docentes, escolas e gestores.

Acesse as informações do Censo Escolar

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/INEP

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