NOTICIA

Momento histórico: UNICAP forma seu primeiro profissional de Medicina

06/05/2020 12:47


A Católica viveu um momento histórico na manhã desta terça-feira (5) com a colação de grau do primeiro médico formado pela Universidade. Carlos André Arcoverde Urquiza faz parte da turma 01, iniciada em 2014. A solenidade foi possível graças a autorização especial do Ministério da Educação que permite às Instituições de Ensino Superior antecipar, em um semestre, a formatura de profissionais da área de Saúde visando reforçar o combate à pandemia de Covid-19.


A solenidade foi simples, rápida, durou alguns minutos, e aconteceu na recepção da Reitoria. Além do Reitor, Padre Pedro Rubens; houve as presenças dos pró-reitores de Graduação e Extensão, Prof. Dr. Degislando Nóbrega; de Pesquisa e Pós-graduação, Profª Drª Valdenice José Raimundo; e Administrativo, Prof. Márcio Waked. Também participaram o diretor do Centro de Ciências Biológicas e Saúde, Prof. Dr. Luiz Vital Cunha; e do coordenador do curso de Medicina, Prof. Dr. Tiago Feitosa de Oliveira. Todos respeitaram as normas de distanciamento social e usavam máscaras.


Padre Pedro ressaltou as circunstâncias históricas do momento. “Querendo ou não, será um antes e um depois. Significa que temos que repensar toda a educação. Você será um profissional de saúde num outro contexto que marca e não permite que façamos a festa que deveríamos fazer nesse momento de conquista”.


O Reitor também falou sobre a contribuição do curso de Medicina para a Unicap. Vale destacar que tanto a Universidade quanto o curso têm nota máxima do MEC: o conceito cinco. “A Católica gastou sete décadas para decidir abrir este curso. A nossa aposta nesta qualidade acadêmica é que ela seja um ponto de partida para a excelência humana no exercício dessa profissão, nunca tão importante como hoje”


Nem mesmo a máscara escondia a emoção de Carlos, que veio colar grau na companhia da mulher, Lara Marques, e da filha, Isa Arcoverde, de cinco anos. “Ela estava na barriga quando ele começou o curso”, relembrou Lara. Logo depois de assinar a outorga do grau, Carlos recebeu de Padre Pedro um equipamento de proteção individual (EPI), que representou a tradicional beca, produzido nas impressoras 3D do pavilhão Maker e disse algumas palavras de agradecimento.


“Eu agradeço à Unicap por ter nos acolhido nesses seis anos, por ter sido compreensiva com este momento que nós vivemos, com este apelo da sociedade em formar mais médicos que possam auxiliar o combate à pandemia. Farei tudo o que for possível, ao longo da minha carreira como médico, para levar o nome da Unicap e representar, da melhor forma possível, essa instituição”, disse o agora médico logo depois de fazer o juramento.


Foto: Alex Costa

Fonte: Boletim Unicap

Senado aprova redução de prazos para revalidação de diplomas

07/08/2020 12:27

UniLaSalle, o Novo Fundeb e a defesa do Terceiro Setor

06/08/2020 21:02

Ministério da Saúde lança sistema inédito de mapeamento em educação na saúde

06/08/2020 14:21

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.