NOTICIA

Ministro participa de congresso sobre estatística e combate a fraudes

31/08/2018 11:59


Rossieli Soares participou da abertura do 6º Congresso Brasileiro de Teoria da Resposta ao Item e Métodos Quantitativos em Avaliação (Conbratri), em Juiz de Fora (MG) (Foto: André Nery/MEC)

O ministro da Educação, Rossieli Soares, participou, na última quarta-feira, 29, da abertura do 6º Congresso Brasileiro de Teoria da Resposta ao Item e Métodos Quantitativos em Avaliação (Conbratri), que acontece até, hoje, sexta-feira, 31, em Juiz de Fora (MG). O evento é realizado pela Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave) e, este ano, o tema escolhido é “Métodos para Detecção de Fraudes em Testes”.

“Nós desejamos que muitas das cabeças pensantes que aqui estão, na Abave, nos ajudem a chegar nos municípios de todo o Brasil para que mais pessoas que entendam de avaliação de dados se apropriem da riqueza de informações de vários tipos no sentido de darmos novos passos para transformar a educação em todo o país”, afirmou Rossieli Soares, destacando a importância da criação de indicadores educacionais em vários níveis de ensino.

O objetivo da sexta edição do congresso é discutir as possibilidades e limites de utilização de técnicas estatísticas que visam ao aprimoramento dos diferentes modelos de processos de avaliação, seleção e certificação, cada vez mais crescentes no setor educacional. A intenção dos profissionais da área é garantir segurança, excelência, validade e credibilidade diante das tentativas de fraudes ocorridas nos últimos anos. Para isso, inúmeras pesquisas para detectar possíveis falsificações em testes têm sido realizadas envolvendo métodos estatísticos.

Nesse contexto, os resultados são usados na seleção de profissionais para cargos públicos, estudantes para universidades, instituições de ensino, concessão de bolsas de estudo ou financiamento estudantil e graus de certificação, dentre outros. Na avaliação dos organizadores, esses diferentes tipos de testes, considerada a influência social, atraem uma gama de fraudadores que buscam alterar resultados por diversos meios e beneficiar indevidamente grupos específicos.

Marcus Vinicius David, reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), reforçou que as universidades federais têm o compromisso de cumprir a missão na busca da melhoria e do avanço da educação pública no Brasil. “Elas podem fazer isso de várias formas, como através da formação de professores, apoio a gestões de políticas educacionais nas redes estaduais e municiais de ensino. A UFJF tem muito orgulho de participar desse processo com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da UFJF”, pontuou.

Congresso - A primeira edição da conferência ocorreu em 2013, quando, além das reuniões anuais para tratar de assuntos relacionados à educação, a Abave incorporou às suas atividades a organização do congresso brasileiro, antes denominado de Teoria da Resposta ao Item (TRI). Na época, o evento foi idealizado e organizado por uma comunidade de profissionais da área de estatística interessados no desenvolvimento e na divulgação da TRI em todo o Brasil, contando com 200 participantes.

Com o passar dos anos, o congresso consolidou-se no calendário nacional de atividades do setor, passando a atrair pesquisadores envolvidos não apenas na TRI, mas também na discussão de métodos quantitativos aplicados à própria avaliação educacional. Uma das razões é que modelos de testes avaliativos são amplamente aplicados na área educacional, bem como em processos seletivos e de certificação.

A sexta edição do congresso contará, além de conferências e minicursos relativos à temática proposta, com uma programação variada. A grade inclui comunicações orais e sessão de pôsteres sobre métodos quantitativos em avaliação, possibilitando a divulgação da produção científica e o intercâmbio de experiências e informações entre pesquisadores, docentes e estudantes de diferentes áreas do conhecimento.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Câmara aprova MP que autoriza criação de fundos patrimoniais

11/12/2018 13:12

Plenário permite que fundações ligadas a universidades atuem como gestoras de fundos patrimoniais

11/12/2018 08:54

Mais Médicos: 53% dos profissionais já se apresentaram nos municípios

11/12/2018 08:41

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.