NOTICIA

MEC participa da reunião de ministros da Educação do G20

10/09/2020 15:25

No último dia 5 de setembro, o Ministério da Educação (MEC) participou da reunião de ministros da Educação do G20, Grupo das 20 maiores economias do mundo. O evento foi organizado pela Arábia Saudita, país anfitrião, e contou com a participação do secretário-executivo do MEC, Victor Veiga, que representou o ministro da Educação do Brasil na reunião. 

A reunião ministerial foi precedida nos dias 03 e 04/09 por reuniões preparatórias, que foram acompanhadas pela equipe da Assessoria Internacional do MEC. Esses encontros abordaram as pautas prioritárias deste ano e apresentaram aos ministros os compromissos de dedicação coletiva para o aperfeiçoamento da educação globalmente.

Neste ano,  as discussões se concentraram  em três temáticas prioritárias:

- a educação infantil como base para o desenvolvimento de competências globais e habilidades do século XXI;

- a internacionalização na educação;

- a continuidade educacional e construção de resiliência nos sistemas educacionais para resistir a crises futuras. 

Durante a reunião ministerial, o Comunicado dos Ministros foi divulgado e cada representante dos países membros teve a oportunidade de explicitar os compromissos com a educação, especificamente nos temas prioritários. 

Em sua apresentação aos demais ministros e autoridades presentes, o  secretário-executivo do MEC enfatizou o compromisso do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, com a educação, que, ao convidar Milton Ribeiro para o cargo de ministro da Educação, solicitou a ele que olhasse com carinho para a educação de nossas crianças, especialmente para as mais jovens. Também demonstrou, com números, a prioridade do país com a Educação, apontando, por exemplo, que apenas 20% dos valores investidos em educação atualmente são destinados ao ensino básico. 

Além disso, Victor Veiga ressaltou aos países do G20 a importância do ensino profissionalizante e citou o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) que, entre o final de 2019 e o início de 2020, distribuiu mais de 172 milhões de livros para atender aos alunos e aos professores de toda a educação básica do país, com um investimento de mais de R$ 250 milhões de dólares. Ao todo, foram atendidas 123 mil escolas e beneficiados 32 milhões de alunos, dentre os quais 3,2 milhões são da educação infantil. 

Também enfatizou o combate ao analfabetismo, com o desenvolvimento do programa “Tempo de Aprender”, desenvolvido a partir de discussões com especialistas de vários países e baseado em evidências científicas. 

O secretário destacou os recentes investimentos em infraestrutura para acesso à internet em escolas e universidades públicas, especialmente na região amazônica, aprimorando o acesso ao conhecimento e experiências para toda comunidade escolar. 

Em termos de internacionalização na educação, o secretário-executivo informou que o Brasil financiou mais 3.300 bolsistas em 37 países durante a pandemia de coronavírus e destacou a importância de ações de Internationalization at Home (ações empreendidas localmente por universidades ou instituições nacionais com vistas a algum efeito internacional), políticas de difusão de línguas estrangeiras, e ensino a distância. 

Por fim, destacou a importância das trocas de experiências entre os países e ressaltou a abertura do Brasil para contribuir e aprender com os demais países do G20. 

Países membros do G20

África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia. Além dos membros permanentes, participam Espanha, Jordânia, Singapura e Suíça como convidados da atual presidência da Arábia Saudita, além do Senegal, representando a Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (Nepad), Vietnã, representando a Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), e Emirados Árabes Unidos (Conselho de Cooperação do Golfo — CCG).


Foto: MEC/Divulgação

Fonte: Ministério da Educação

Avaliadores poderão atuar em mais de um instrumento

23/11/2020 16:08

Maioria apoia isenção de tributos para livros e jornais, aponta DataSenado

23/11/2020 16:03

Só 1 em cada 4 matriculados em programas de mestrado e de doutorado no Brasil é negro

23/11/2020 15:54

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.