NOTICIA

Leve documento válido com foto nos dias de prova e, se precisar, Declaração de Comparecimento

01/11/2019 08:41

Na semana do primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforça aos inscritos a lista de documentos válidos para a realização das provas. É obrigatória a apresentação de documento oficial de identificação, válido e com foto, para acesso à sala de provas. É recomendado ao participante verificar, com antecedência, se a foto do documento permite sua identificação, para agilizar a entrada no local do exame.

Não serão aceitos como documentos de identificação: protocolos; Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; Título Eleitoral; Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503, de 1997; Carteira de Estudante; Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani); crachás e identidade funcional de natureza privada; cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas, ou documentos digitais apresentados eletronicamente.

Nos casos de extravio, perda, furto ou roubo da via original de documento oficial de identificação com foto, o participante poderá realizar as provas, desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame. Além disso, terá de fazer a identificação especial, com coleta de dado biométrico, de informações pessoais e da assinatura em formulário próprio.

Os participantes que necessitarem comprovar sua presença no exame deverão imprimir e levar a Declaração de Comparecimento. O documento é personalizado e está disponível na Página do Participante. O Inep não fornece comprovantes após as provas.

Confira a lista dos documentos aceitos para identificação nas provas do Enem:

  • Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal.
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados.
  • Carteira de Registro Nacional Migratório.
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (Decreto nº 9.277, de 05/02/2018).
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade.
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27/01/1997.
  • Certificado de Dispensa de Incorporação.
  • Certificado de Reservista.
  • Passaporte.
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com fotografia (Lei nº 9.503, de 23/09/1997).
  • Identidade funcional expedida por agentes públicos militares e civis em exercício nos ministérios e em órgãos da Presidência e Vice-Presidência da República.

Exame – As provas do Enem 2019 serão realizadas nos próximos dois domingos, 3 e 10 de novembro. Os portões do local de prova abrirão ao meio-dia (12h), pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. “Nos dias de prova do Enem, o trânsito fica mais intenso, algumas ruas podem ser bloqueadas. Portanto, é interessante que o participante conheça o trajeto da sua residência ao seu local de prova”, destaca o diretor de Gestão e Planejamento do Inep, Murillo Gameiro. Para realizar o exame, o estudante deve levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, bem como documento de identificação oficial com foto, original e válido. Não será aceito documento digital ou cópia, mesmo que autenticada.

Cartão de Confirmação da Inscrição – O estudante deve acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição na Página do Participante ou no aplicativo do Enem, disponível para download nas plataformas Apple Store e Google Play. O cartão traz as informações do local de prova; dados pessoais do participante, como o CPF; o número de inscrição; as datas e os horários do exame; a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição; e o tipo de atendimento específico e/ou especializado, com recursos de acessibilidade, ou por nome social, caso tenha sido solicitado e aprovado. Para auxiliar na navegação pelo cartão, o Inep preparou um tutorial, disponível no portal e nas redes sociais do instituto.

Acesse a Página do Participante

Veja o tutorial para acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição

Confira o edital do Enem 2019

Saiba mais sobre o Enem

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/INEP

Ministro da Educação diz que Brasil ficará em último lugar da América Latina em avaliação internacional

21/11/2019 08:33

Enade: termina nesta quinta-feira prazo para responder a questionário

21/11/2019 08:30

Capes deve liberar R$ 7 milhões para pesquisas na Amazônia Legal

20/11/2019 09:08

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.