NOTICIA

Inscrição para elaboradores de itens vai até domingo (21)

19/02/2021 16:50

Formação acadêmica exigida para fazer parte do cadastro de elaboradores e revisores de item é específica para cada área. Crédito: Unsplash

Seleção é para professores interessados em elaborar e revisar itens da educação superior. Docente deverá indicar para quais áreas está se candidatando

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou para as 23h59 do próximo domingo, 21 de fevereiro, a inscrição dos processos seletivos para elaboradores e revisores de item do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 e do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida). A inscrição deve ser feita pelo sistema do Banco Nacional de Itens (BNI). 

Segundo os editais das duas seleções, os docentes interessados em fazer parte do Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (Ceres) do BNI precisam cumprir os seguintes requisitos básicos para se candidatar: ter diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior, devidamente registrado e emitido por instituição de ensino credenciada pelo poder público competente; e exercer ou ter exercido atividade docente, nos últimos 24 meses, no curso de graduação para o qual pretende efetuar inscrição.  

A formação acadêmica exigida para fazer parte do cadastro de elaboradores e revisores de item é específica para cada área a ser avaliada, conforme previsto no edital de cada exame. Dessa forma, o candidato para a seleção de elaboradores e revisores de item do Revalida, além de ter graduação em medicina, deverá indicar, no momento da inscrição, para qual área está se candidatando: clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, medicina de família e comunidade/saúde coletiva.  

Para a seleção referente ao Enade 2021, serão selecionados e cadastrados docentes para elaboração e revisão de itens das seguintes áreas: bacharelado em administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, publicidade e propaganda, psicologia, relações internacionais, serviço social, teologia; áreas de tecnologia em comércio exterior, design de interiores, design de moda, design gráfico, gastronomia, gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais; e de colaboradores para elaboração de itens do componente de formação geral. 

BNI – O Banco Nacional de Itens armazena itens com qualidade técnica para a montagem das provas aplicadas pelo Inep, como o Enade e o Revalida. O objetivo é subsidiar provas capazes de estimar, com maior precisão, a proficiência dos estudantes com relação a conteúdos programáticos, habilidades e competências previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos respectivos cursos de graduação ou nas orientações do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. 

Enade – Aplicado pelo Inep desde 2004, o exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos curso. Além disso, também afere o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. 

Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca regularizar, no Brasil, o diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). A revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

Fonte: Inep

Relator recua e mantém gasto mínimo com saúde e educação em PEC emergencial

26/02/2021 16:16

Inep apresenta proposta de atualização do Sinaes ao CNE

26/02/2021 16:10

Brasil tem maior índice de universitários que declaram ter saúde mental afetada na pandemia, diz pesquisa

26/02/2021 16:06

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.