NOTICIA

Inep firma cinco novos convênios e notas do Enem são aceitas em 47 instituições portuguesas

20/11/2019 09:03

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) firmou nesta última terça-feira, 19 de novembro, convênios com mais 5 instituições de ensino superior portuguesas que passam a adotar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso de estudantes brasileiros. Com estes acordos, chega a 47 o número de instituições que fazem parte do Enem Portugal.

Os acordos foram assinados pelo presidente do Inep, Alexandre Lopes, e o presidente do Conselho de Gerência da entidade mantenedora – ISLA Santarém, Manuel de Almeida Damásio, na sede da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), em Lisboa, Portugal. A cerimônia foi conduzida pelo reitor da instituição anfitriã, professor doutor Mário Caneva Moutinho.

Alexandre Lopes ressaltou que a ampliação dos convênios, iniciados em 2014, cria mais oportunidades para os brasileiros. “Toda a oportunidade que a gente possa dar ao estudante brasileiro, dele se abrir para o mundo, buscar conhecimentos novos, é enriquecedora, e este é um trabalho muito importante para o Inep”, afirmou.

O reitor da ULHT, Mário Caneva Moutinho, comemora a assinatura do acordo. “Estamos ansiosos por receber um maior número de estudantes brasileiros. Eles serão bem recebidos e bem integrados”, saudou Moutinho. O reitor acrescentou ainda “que este intercâmbio vai permitir, no futuro, que estes estudantes tenham implicação na vida social, econômica e cultural de ambos países.”

As instituições que, a partir destas assinaturas, também passam a integrar o Enem Portugal são:

  • Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (Ismat), em Portimão;
  • Instituto Superior Dom Dinis (Isdom), em Marinha Grande;
  • Instituto Superior de Gestão (ISG), em Lisboa;
  • Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém (Isla Santarém), em Santarém; e
  • Instituto Superior de Gestão e Administração de Gaia (Isla Gaia), em Vila Nova de Gaia.

A assinatura dos acordos faz parte da agenda de trabalhos que o presidente do Inep, Alexandre Lopes, cumpre ao longo desta semana em Portugal. Nos próximos dias, ele participa, ainda, da Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola - Cilpe 2019, além de reuniões com representantes da área educacional portuguesa.

Enem Portugal – O programa do Inep, que completou cinco anos em maio de 2019, tornou-se possível com uma mudança na legislação portuguesa. O Decreto-Lei nº 36, de 10 de março de 2014, regulamentou o estatuto do estudante internacional no país europeu. Em março do mesmo ano, o Ministério da Educação de Portugal permitiu às suas instituições definirem a forma de ingresso de estudantes internacionais.

Saiba mais sobre o Enem Portugal

Assista ao vídeo sobre os novos convênios do Enem Portugal

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/INEP

PISA: Brasil fica abaixo da média em ranking mundial que avalia a educação

06/12/2019 09:09

MARCO ZERO: Ensino de ciências terá aporte de R$ 80 milhões da CAPES

06/12/2019 09:00

Termina, nesta sexta-feira, prazo para preenchimento do Questionário de Coordenador de Curso

06/12/2019 08:15

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.