08/10/2019 09:07
A produção e a avaliação de dados exigem padronização de parâmetros para comparar resultados. Este será o trabalho da comissão instituída pelo Ministério da Educação, que atuará na aplicação da Classificação Internacional Normalizada da Educação (Cine Brasil). O diretor de Estatísticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Carlos Moreno, será o presidente da Comissão Técnica de Classificação de Cursos (CTCC). “A Cine Brasil, além de subsidiar a produção das estatísticas dos cursos de graduação, comparáveis às de outros países, regiões e estados, por áreas de conhecimento, também pode ser utilizada no planejamento e na orientação da expansão da educação superior, conforme previsto no Plano Nacional de Educação, alinhada ao arranjo produtivo das diferentes regiões do país”, explica o diretor do Inep.
A Cine Brasil é uma metodologia que permite o agrupamento dos cursos de graduação e sequenciais de formação específica, de acordo com o conteúdo temático e adequados à estrutura de classificação adotada internacionalmente. Segundo a Portaria nº 1.715, publicada no Diário Oficial da União em 3 de outubro, fazem parte do conteúdo o conhecimento teórico e prático abordado durante os cursos, o perfil, as competências e as habilidades esperadas.
A classificação dos cursos atende a várias ações de interesse das instituições de educação superior e seus estudantes, como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e a composição das comissões de avaliação in loco, além de permitir a disseminação e a comparação das informações estatísticas do país. As atividades da comissão irão começar a partir da designação de seus membros pelo presidente do Inep, sendo a Cine Brasil parte do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições da Educação Superior (Cadastro e-MEC).
A comissão é composta por 9 membros, com quatro integrantes do Inep, sendo dois da Diretoria de Estatísticas Educacionais e outros dois representantes da Diretoria de Avaliação da Educação Superior do instituto. No Ministério da Educação, são dois membros da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), um membro da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e um membro da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. O Conselho Nacional de Educação (CNE) também indicará um representante.
NOTÍCIAS
Inep divulga CPC e IGC, indicadores de qualidade da educação superior
12/12/2019 08:56
Inep: 13% das instituições avaliadas em 2018 tiveram baixo desempenho
12/12/2019 08:44
Cursos a distância superam presenciais em nota máxima
12/12/2019 08:35
Weintraub é chamado para explicar impacto da PEC do Pacto Federativo na educação
11/12/2019 09:37
Governo anuncia versão digital de diplomas com custo 80% menor
11/12/2019 09:24
Melhorar a taxa de conclusão do ensino superior é uma das prioridades do Governo Federal
11/12/2019 09:19
Saiba como garantir sua ID Estudantil, a carteirinha virtual do MEC
10/12/2019 10:33
ENTRE MARES: CAPES recebe 276 propostas para pesquisas sobre óleo nas praias
10/12/2019 08:52
Notas dos participantes estão publicadas; aprovados podem solicitar os certificados
10/12/2019 08:40
Intercorrência zero no Prêmio CAPES Talento Universitário
09/12/2019 09:14