NOTICIA

Escolas estaduais e privadas têm recursos tecnológicos equivalentes no ensino médio; federais são as mais equipadas

14/02/2020 08:11

Projetor multimídia, computadores de mesa e internet são alguns dos recursos tecnológicos ofertados em mais de 90% das escolas federais de ensino médio do país. É a rede mais bem equipada com dispositivos digitais, considerando todas as escolas dessa etapa do ensino. Porém, as federais têm uma participação pequena nesse grupo, correspondendo a apenas 2% das unidades de nível médio. O Censo Escolar, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com estados, municípios e o Distrito Federal, apresenta um retrato dos principais recursos tecnológicos e de infraestrutura das escolas brasileiras.

A rede estadual é a mais numerosa no ensino médio (68,2% das unidades); a privada (29,1%) vem em seguida. De acordo com a pesquisa, há poucas diferenças nos recursos eletrônicos disponíveis para os estudantes que cursam ensino médio em escolas estaduais ou privadas.

Gráfico de Recursos Tecnológicos disponíveis nas Escolas de Ensino Médio - Brasil 2019

A partir dos dados do Censo Escolar 2019, verifica-se que a rede municipal (0,7% das unidades de ensino médio) é a que tem mais dificuldade em ofertar não apenas recursos tecnológicos, mas também de infraestrutura e espaço, como biblioteca e laboratório de ciências. Salas de música e de artes também são raras nas escolas dos municípios.

Acessibilidade – O percentual de escolas estaduais que tem banheiro adaptado para alunos com deficiência ou mobilidade reduzida é de 62,9%. A proporção é menor na rede municipal, que tem o recurso em 57,4% das unidades, também em comparação à rede privada, que têm banheiros acessíveis em 71,8% das unidades. O censo também coletou dados sobre recursos de acessibilidade nas áreas internas de instituições escolares (corrimão, elevador, pisos táteis, vão livre, rampas, salas acessíveis, sinalização sonora, tátil ou visual), e cerca de 70% das escolas possuem um ou mais itens que facilitam a mobilidade.

Imagem de Gráfico de Recuros relacionados à infraestrutura disponíveis nas escolas de ensino médio - Brasil 2019

Resultados – Os dados do Censo Escolar 2019 estão publicados no portal do Inep em vários formatos. As notas estatísticas resumem os principais resultados, enquanto as sinopses estatísticas, por meio de tabelas, trazem dados desagregados por estado e município. Já o resumo técnico é um documento de referência geral e consulta rápida, que permite análises mais detalhadas.

Censo Escolar – O Censo Escolar da Educação Básica tem como data de referência a última quarta-feira do mês de maio no ano da pesquisa. Principal pesquisa estatística sobre a educação básica, a pesquisa é coordenada pelo Inep e realizada em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação. Com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país, abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: regular, especial, profissional e educação de jovens e adultos.

Saiba mais sobre o Censo Escolar

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/INEP

Inscrições do Vestibular 2020/2 da PUCPR estão abertas

02/06/2020 12:04

Egressas da Pós-Graduação UNIFEV publicam artigo em revista internacional

02/06/2020 11:43

Webinar: O valor das Redes de Cooperação em tempos de crise

02/06/2020 10:09

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.