NOTICIA

“É importante fortalecer a voz estudantil no ensino superior”, diz Presidente da ABRUC em reunião com representantes da UNE

09/07/2018 14:22


O acesso ao ensino superior de qualidade está sempre em debate. E para tratar desta realidade o Presidente da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior – ABRUC, Reitor João Otávio Bastos Junqueira, participou na última quinta-feira, 5, de uma reunião com a Presidente da União Nacional dos Estudantes – UNE, Marianna Dias e com o Tesoureiro-Geral da Instituição, Ivo Braga, na sede da UNE em São Paulo.


O objetivo do encontro foi dialogar sobre a trajetória de construção e consolidação das instituições de ensino superior em busca do aperfeiçoamento de qualidade e da amplificação do acesso ao ensino superior por meio dos programas sociais como o FIES e o PROUNI e ainda o direito à Carteira de Identificação Estudantil emitida pela UNE, que proporciona benefícios, descontos e vantagens especiais aos estudantes.


Para o Presidente da ABRUC, é preciso empenho para que o Brasil alcance uma educação de qualidade acessível a todos pois, só desta forma será possível erradicar as desigualdades sociais que assombram o nosso país. “Esta reunião serviu para que possamos enxergar o posicionamento da UNE frente aos desafios do governo em pleitear um acesso maior pros estudantes, principalmente em instituições de qualidade, como as que temos hoje associadas à ABRUC. O desafio não é apenas obter critérios objetivos de financiamento de alunos, mas também de desenvolvimento para o país”, destaca o Reitor.


No tocante ao financiamento estudantil, o Presidente da ABRUC relatou a sua recente experiência na Austrália, durante a 10ª Missão Técnica Internacional do SEMESP, onde pôde dialogar inclusive com o Ministério da Educação Australiano sobre o Sistema Educacional onde o modelo de financiamento é exitoso, considerado um dos mais eficazes do planeta. Como a Austrália não oferece gratuidade em suas universidades públicas, o país precisou remodelar os meios de ingresso no ensino superior.


Um outro destaque do encontro foi a Carteira de Identificação Estudantil da UNE que garante meia-entrada em todo território nacional. O reconhecimento da meia-entrada para atividades culturais, esportivas e educacionais como um direito de todos os estudantes brasileiros é uma bandeira histórica da UNE. Essa conquista, assegurada pelo Documento de Estudante, demonstra o poder de mobilização do movimento estudantil nacional na luta por mudanças. 


Para Junqueira, é preciso que a ABRUC e a UNE façam um convênio guarda-chuva para que as associadas da ABRUC façam a adesão do documento para que os estudantes das ICES tenham acesso a eventos culturais e de entretenimento. “Há instituições que não tem conhecimento dessa documentação oficial da UNE. O nosso compromisso com este convênio é dar capilaridade ao movimento estudantil e fortalecer essa voz estudantil no ensino superior”, enfatizou o Reitor. 


Para o Tesoureiro Geral da UNE, Ivo Braga, a reunião foi um marco para o começo de grandes parcerias entre as duas entidades que caminham em busca de um mesmo objetivo: a educação superior com qualidade no Brasil. O Tesoureiro que já esteve em Brasília para outras reuniões com a ABRUC destaca os encaminhamentos da reunião com o Reitor João Otávio: “o nosso diálogo foi muito produtivo principalmente a cerca da intenção que a UNE tem de realizar uma parceria com a ABRUC no sentido de divulgar e defender a conquista da Lei Federal 12.933/2013 para os estudantes que tem direito de pagar com 50% de desconto dos ingressos do cinema, teatro, shows, espetáculos. Nós ficamos felizes de podermos participar e promover essa aproximação entre duas instituições importantes para o Brasil, no caso a ABRUC e a UNE”, declara Braga.


Educação Superior: Provas do Revalida 2017 serão aplicadas neste fim de semana

16/11/2018 17:04

MPF abre procedimento para evitar ações arbitrárias contra professores

16/11/2018 16:58

Ministério da Ciência quer discutir em separado a ideia de programa para fomento à pesquisa e à inovação

16/11/2018 16:52

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.