NOTICIA

Deputados da Comissão Externa de Educação da Câmara fazem visita ao Inep

07/08/2019 11:31

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, recebeu nesta última terça-feira, 6 de agosto, parlamentares que integram a . Ao grupo, coordenado pela deputada Tabata Amaral (PDT-SP), o presidente apresentou as principais atividades e os números que dimensionam as várias avaliações sob responsabilidade do Instituto.


Alexandre Lopes respondeu aos questionamentos dos parlamentares e abriu uma agenda de diálogo com o Congresso Nacional sobre as avaliações do ensino superior. “O mesmo trabalho que já temos com o Conselho Nacional de Educação (CNE) e a Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Conaes) estendemos agora aos parlamentares, para seguirmos o caminho de aprimoramento das avaliações”, afirmou.

Tabata Amaral avaliou como positiva a visita ao Instituto. “Foi muito rico poder ter uma visão mais ampla do trabalho do Inep, poder conhecer a estrutura. De fato, dá muito orgulho em relação à segurança e ao trabalho que é realizado”, enfatizou. Acompanhada dos deputados Thiago Mitraud (Novo-MG), Rodrigo Coelho (PSB-SC) e João Campos (PSB-PE), vice-coordenador da Comex, a deputada teve a oportunidade de conhecer a “sala segura” do Inep, onde são elaborados os itens (questões) aplicados nas avaliações conduzidas pelo Instituto.

O grupo também conheceu a sala de monitoramento de redes sociais, onde é feito o acompanhamento, em tempo real, de aspectos ligados à logística dos exames. “A gente entendeu o peso da segurança, o cuidado com que as questões são elaboradas, são avaliadas. Faz a gente valorizar mais o Inep”, concluiu a deputada Tabata Amaral.

Comissão – A Comex foi criada em abril deste ano para acompanhar os trabalhos relativos ao Ministério da Educação e às autarquias vinculadas. A coordenadora da comissão, deputada Tabata Amaral, explicou que o objetivo principal é verificar o planejamento estratégico dos órgãos ligados ao sistema educacional.

O Inep foi a primeira autarquia visitada pela Comissão. Os parlamentares já estiveram na Secretaria de Educação Básica e na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, ambas do MEC. Até o final do ano, os parlamentares farão relatórios sobre o planejamento estratégico do Ministério da Educação.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/INEP

CCJ aprova acesso gratuito de estudantes a informações em instituições de ensino

16/08/2019 10:08

Prazo de inscrições para o exame termina domingo, 18 de agosto

16/08/2019 10:04

Problema de orçamento do CNPq está sendo resolvido, diz ministro

16/08/2019 09:53

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.