NOTICIA

CNPq realiza seminário do Programa Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI)

19/03/2019 08:37

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realizou nesta última quarta-feira, 13, o primeiro seminário do Programa Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI), com a presença de autoridades e representantes institucionais dos projetos contemplados pela Chamada Pública CNPq Nº 23/2018. Essa foi a primeira chamada do Programa DAI, que selecionou 38 instituições que receberão cotas de bolsas do programa. O objetivo é desenvolver projetos de doutorado em programas de pós-graduação da instituição,  em parceria com empresas.

No seminário, as instituições conheceram as diretrizes do programa e receberam orientações sobre sua implantação.

Sala Álvaro Alberto com participantes do seminário reunidos

Durante a abertura o presidente do CNPq, João Luiz Filgueiras de Azevedo, deu as boas vindas aos participantes e falou sobre a importância do programa para o fortalecimento das pesquisas, empreendedorismo, inovação e a interação da academia com o setor industrial. "Além de apresentarmos as diretrizes do programa, buscaremos um alinhamento com as instituições participantes do programa e principalmente explorar possíveis parceiras com os atores do sistema aqui presentes", afirmou.

Também participaram da mesa o Diretor-Presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães, o Gerente Executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI, Marcelo Prim, e a coordenadora de Coordenação de Programas de Indução e Inovação da CAPES, Kelly Rocha de Queiroz. O diretor de cooperação Institucional, José Ricardo de Santana, fez uma apresentação sobre o programa. O Coordenador do DAI no CNPq, Márcio Ramos de Oliveira, também esclareceu dúvidas e apresentou as diretrizes para os participantes do encontro.

O Programa

O DAI foi lançado pelo CNPq há quatro anos, com experiência piloto na Universidade Federal do ABC (UFABC), e com resultados positivos já identificados, passou por aprimoramento e consolidação. A iniciativa, que também já está em curso do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), busca motivar os projetos desenvolvidos no âmbito dos programas de doutorado para que proponham soluções aos desafios apresentados por empresas. Isso certamente amplia a interação universidade-empresa e contribui para aprimorar a pesquisa acadêmica e incrementar o processo de inovação.  

O Programa visa fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação, por meio do envolvimento de estudantes de doutorado em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresas. Dessa forma, o Programa DAI contribui para o aumento da capacidade inovadora, da competitividade das empresas e do desenvolvimento científico e tecnológico no País, ao mesmo tempo em que pretende fortalecer os Sistemas Regionais de Inovação.

Fonte: Imprensa CNPq

CNPq recebe propostas de bolsas PQ e PQ-Sr

23/05/2019 11:30

Ministro quer rever metas do Plano Nacional de Educação

23/05/2019 11:21

Inep divulga resultado da solicitação de atendimento específico e especializado; período de recursos começa nesta quinta-feira

23/05/2019 11:16

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.