20/05/2019 09:06
Um dos autores do pedido para debates sobre o Fundeb, senador Flávio Arns avalia que iminência do fim da vigência do fundo pode gerar desorganização ao setor. Ele é o relator de PEC sobre o assunto na CCJ
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) fará um ciclo de debates sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), cuja vigência expira em dezembro de 2020. As audiências públicas vão discutir o atual cenário, problemas e virtudes, possibilidades de aperfeiçoamento e a perspectiva de criação de um novo fundo, talvez permanente.
A primeira audiência ocorrerá na terça-feira (21), a partir das 9h, com a participação do consultor legislativo da Câmara dos Deputados Paulo de Sena Martins, especialista em direito e financiamento da educação.
O segundo debate será na quarta-feira (22), a partir das 14h, e contará com a participação de representantes do Ministério da Educação (MEC); do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed); da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); do Movimento Todos pela Educação; e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
Recursos
O Fundeb é o principal mecanismo de financiamento da educação básica no país e concentra cerca de 80% dos recursos destinados à educação infantil e aos ensinos fundamental e médio. Substituiu o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental de Valorização do Magistério (Fundef), que vigorou de 1996 a 2006. Em 2018, segundo o senador Marcos do Val (Cidadania-ES), um dos proponentes das audiências públicas na CE, o Fundeb ultrapassou R$ 140 bilhões, sendo 10% do montante aportados pela União e os outros 90% pelos estados e municípios.
Segundo o senador Flávio Arns (Rede-PR), que também pediu a realização dos debates, a iminência do fim da vigência do Fundeb causa preocupação, pois pode gerar desorganização ao setor e uma perda considerável de recursos aplicados na educação básica pela União. O debate, diz, vai auxiliar no aprimoramento da política pública considerada "estruturante" da educação brasileira e na redação de uma nova proposição legislativa.
Os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Davi Alcolumbre (DEM-AP) apresentaram este ano uma proposta para tornar o Fundeb permanente (PEC 65/2019). Flávio Arns é o relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
As reuniões serão na sala 15 da ala senador Alexandre Costa.
Como acompanhar e participar
Participe: |
Portal e-Cidadania: |
Alô Senado (0800-612211) |
Fonte: Agência Senado
NOTÍCIAS
Saiba como garantir sua ID Estudantil, a carteirinha virtual do MEC
10/12/2019 10:33
ENTRE MARES: CAPES recebe 276 propostas para pesquisas sobre óleo nas praias
10/12/2019 08:52
Notas dos participantes estão publicadas; aprovados podem solicitar os certificados
10/12/2019 08:40
Intercorrência zero no Prêmio CAPES Talento Universitário
09/12/2019 09:14
Matrículas em cursos de especialização crescem 74% em quatro anos
09/12/2019 09:09
PORTARIA: CAPES incentiva fusão de programas de pós-graduação
09/12/2019 08:54
PISA: Brasil fica abaixo da média em ranking mundial que avalia a educação
06/12/2019 09:09
MARCO ZERO: Ensino de ciências terá aporte de R$ 80 milhões da CAPES
06/12/2019 09:00
Termina, nesta sexta-feira, prazo para preenchimento do Questionário de Coordenador de Curso
06/12/2019 08:15
CAPES prorroga prazo para envio de propostas para o PAEP
05/12/2019 12:37