NOTICIA

Brasil sedia reunião do CYTED

25/09/2018 14:37

Representantes dos comitês e coordenadores de áreas dos países signatários do Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED) estão reunidos na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília, para o encontro anual de avaliação e julgamento dos projetos apoiados. O encontro foi aberto nesta segunda-feira, 24, pelo presidente do CNPq, Mario Neto Borges; o Secretário-geral do CYTED, o uruguaio Alberto Majó; e o Coordenador de Cooperação Multilateral do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Carlos Eduardo Higa Matsumoto.

Mario Neto-Pres.doCNPq, Alberto Maió-Sec. Geral do CYTED, Carlos Eduardo-Representante do MCTIC

Abertura da reunião do CYTED com a presença do Secretário-Geral do Programa, Alberto Majó, do presidente do CNPq, Mario Neto Borges e de Carlos Matsumoto, do MCTIC

As atividades do CYTED acontecerão até a quarta-feira, 26. Nos dois primeiros dias, coordenadores de projetos e assessores dos comitês farão avaliação das iniciativas em andamento e julgamento de novos projetos a serem apoiados. No terceiro dia, o encontro será com delegados nacionais dos países signatários.

A importância do encontro foi ressaltada por Majó como uma oportunidade de intercâmbio e novas parcerias. Além disso, o secretário-geral reforçou o papel estratégico do Brasil não só para o CYTED, como para toda a comunidade latino-americana. Majó afirmou, ainda, que o programa tem se desenvolvido com equilíbrio, a partir da participação de todos os países signatários no co-financiamento. O presidente do CNPq lembrou que a agência está na raiz do CYTED, desde sua criação, e que a perspectiva atual é de resgatar o protagonismo do país, apesar do momento de queda orçamentária. Segundo Mario Neto a internacionalização é um dos principais pilares do CNPq e deve ser reforçada.

Programação

Nesta segunda, os coordenadores das 74 redes e projetos atualmente em vigor no CYTED apresentarão o seu progresso e resultados aos Comitês das sete áreas do programa: agroalimentação, ciência e saúde, desenvolvimento industrial, desenvolvimento sustentável, energia, saúde e TIC. Além disso, será uma oportunidade de unir forças, compartilhar experiências com outros projetos na área e buscar sinergias com outras áreas.

Na terça-feira, os Comitês da área farão o julgamento das propostas apresentadas na Chamada 2018 do CYTED e definirão as prioridades que serão apresentadas para a próxima Chamada.

 No último dia do encontro, quarta-feira, 26, haverá a reunião especial de Delegados Nacionais do CYTED para discutir um projeto de diretrizes políticas sobre ciência, tecnologia e inovação. O objetivo é elaborar um documento que pretende ser uma contribuição do CYTED para a próxima reunião de Ministros e Altas Autoridades de Ciência, Tecnologia e Inovação na América Latina, na XXVI Cúpula Ibero-americana de Chefes e Chefes de Estado e de Governo, a ser realizada em Antigua (Guatemala), em novembro deste ano.

Fonte: Comunicação Social do CNPq

Prof° Jorge Audy - PUCRS, é condecorado com a Ordem do Mérito Científico

18/10/2018 12:48

Aprovada proposta de aprimoramento de avaliação da pós-graduação

18/10/2018 12:20

Frente parlamentar e entidades de assistência social pedem recomposição do orçamento do setor

18/10/2018 10:12

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.