NOTICIA

ABRUC e COMUNG apresentam experiências em Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional

17/04/2018 16:28

Nesta quarta-feira, 18, o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados – CEDES, realizará Seminário Internacional sobre as Instituições de Educação Superior e Desenvolvimento Regional. O Reitor da Universidade de Passo Fundo – UPF, e Presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – COMUNG, Professor José Carlos Carles de Souza, que já integrou a Diretoria da ABRUC, representará a ABRUC e o COMUNG durante o evento e dialogará com demais representantes de Associações Representativas da Educação Superior para tratar do relacionamento entre Parlamento e Instituições de Educação Superior, na perspectiva do Desenvolvimento Regional.


O Reitor José Carlos Carles fará uma exposição sobre Desenvolvimento Regional demonstrando aspectos peculiares vivenciados pelas Comunitárias Gaúchas principalmente no que diz respeito à criação, e posterior implantação, dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDEs) que constituíram um marco decisivo no esforço de mobilizar representantes regionais e construir uma política comprometida com os interesses das diversas regiões do Estado do Rio Grande do Sul. 


Vale salientar que a aproximação entre governo e instituições regionais, em especial as universidades, lançou as bases para a estruturação dos COREDEs no Rio Grande do Sul que, desde 1994, se consolidaram de forma efetiva em 21 regiões, tendo como objetivos a promoção do desenvolvimento regional harmônico e sustentável; a integração dos recursos e das ações do governo na região; a melhoria da qualidade de vida da população; a distribuição eqüitativa de riqueza produzida; o estímulo à permanência dos indivíduos em suas regiões e a preservação e recuperação ambiental.


Para dialogar sobre os COREDEs e as experiências de Desenvolvimento Regional associado às Instituições de Ensino Superior, a Coordenadora Administrativa do Parque Científico e Tecnológico da UNIVATES – TECNOVATES e Presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari – CODEVAT, Professora Cíntia Agostini, fará uma exposição sobre a interação entre a Universidade e os COREDEs no Rio Grande do Sul. 


Durante o evento ocorrerá a solenidade de lançamento de Projetos Pilotos de Centros de Desenvolvimento Regional – CDR. O Pró-reitor de Inovação da Universidade FEEVALE, Cleber Cristiano Prodanov,  que é responsável pelo FEEVALE Techpark e pela Incubadora Tecnológica da FEEVALE abordará a experiência do CDR na região da Campanha/RS. 


A proposta do CDR é formar um programa até o fim de 2018, a partir das experiências que estão sendo propostas nos projetos-pilotos, cuja finalidade principal é apoiar a organização de uma agenda de iniciativas das instituições da base técnico-científica no interesse do desenvolvimento das suas regiões. Além disso, o programa procura atender objetivos como o de aumentar a competitividade e sustentabilidade das estruturas sociais e econômicas regionais; melhor apropriação social dos esforços e formação de recursos humanos e investimentos em educação e ciência, tecnologia e inovação e de resultados das atividades de pesquisa e desenvolvimento que assegurem melhoria de qualidade de vida das populações.


O seminário contará, ainda, com a presença de representantes das Instituições de Ensino Superior, do Ministério da Educação, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e de parlamentares. O evento acontecerá das 9h às 18 horas, no Auditório Nereu Ramos e os interessados na temática podem enviar perguntas, comentários e sugestões por meio do portal e-Democracia, clicando aqui.


A programação completa você pode acessar aqui.


Assessoria de Comunicação Social - ABRUC


Educação Superior: Provas do Revalida 2017 serão aplicadas neste fim de semana

16/11/2018 17:04

MPF abre procedimento para evitar ações arbitrárias contra professores

16/11/2018 16:58

Ministério da Ciência quer discutir em separado a ideia de programa para fomento à pesquisa e à inovação

16/11/2018 16:52

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.