NOTICIA

Abertas as inscrições para elaboradores de itens do Enade 2020 até 16 de fevereiro

14/01/2020 08:39

Professores da educação superior já podem se inscrever para compor o Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (Ceres) do Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI-ES). Os critérios para inscrição foram publicados no Diário Oficial da União nesta última sexta-feira, 10 de janeiro, que fica aberta até 16 de fevereiro. As questões armazenadas no BNI são utilizadas na montagem das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2020, aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os interessados em participar do cadastramento e da seleção para as atividades de elaboração de itens do Enade 2020 devem estar vinculados a instituições de educação superior ou ter exercido atividade docente nos últimos 18 meses em curso de graduação da área para a qual pretende efetuar a inscrição. Outro requisito básico é que a Declaração de Exercício de Atividade Docente no Curso (da área escolhida) deve ser assinada pelo coordenador de curso ou o dirigente da instituição de educação superior. Esses e outros requisitos básicos especificados no edital são eliminatórios para o processo de convocação de docentes para capacitação.

Áreas – A seleção de colaboradores para a elaboração de itens contempla asa questões de formação geral e as seguintes áreas: artes visuais, ciências da computação (bacharelado e licenciatura), ciências biológicas (bacharelado e licenciatura), ciências sociais (bacharelado e licenciatura), design (bacharelado), educação física (bacharelado e licenciatura), filosofia (bacharelado e licenciatura), física (licenciatura), geografia (bacharelado e licenciatura), história (bacharelado e licenciatura), letras – inglês (licenciatura), letras – português (licenciatura), letras – português e espanhol (licenciatura), letras – português e inglês (licenciatura), matemática (licenciatura), música (licenciatura), pedagogia (licenciatura), química (bacharelado e licenciatura), sistemas de informação (bacharelado), tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, tecnologia em gestão da tecnologia da informação, tecnologia em redes de computadores.

A elaboração e revisão de itens é uma atividade remunerada que prevê uma série de compromissos. Cumprir o termo de sigilo e assegurar que os itens sejam inéditos são alguns deles. As inscrições são aceitas exclusivamente por meio eletrônico, no portal do BNI do Inep, e exigem que o professor anexe, durante a realização do cadastro, os documentos seguintes:

  • diploma de graduação;
  • comprovante de vínculo com instituição de educação superior, emitido nos últimos 90 dias a contar da data de publicação do edital;
  • declaração de Exercício de Atividade Docente no Curso;
  • assinar e anexar, via sistema, o Termo de Conhecimento, Compromisso e Sigilo e o Termo de Responsabilidade.

Critérios e seleção – Serão considerados títulos de pós-graduação (lato e stricto sensu), experiência docente na educação superior e experiências em edições anteriores do Enade. A convocação de docentes para capacitação obedece a pontuação obtida, observadas as necessidades de cada área. Todos os selecionados passarão por capacitação, que informa normas, procedimentos e critérios técnicos requeridos para a elaboração e a revisão de itens para o BNI.

O processo segue o cronograma abaixo.               

Atividade

Período

Inscrição

13/1/2020 a 16/2/2020

Seleção e convocação para capacitação

17/2/2020 a 6/3/2020

Capacitação

1/3/2020 a 28/3/2020

Oficina de elaboração de itens

1/4/2020 a 1/5/2020

BNI – O Banco Nacional de Itens (BNI) fornece insumos para os diversos exames e avaliações desenvolvidos pelo Inep, assegurando a disponibilidade de itens de qualidade, elaborados e revisados para cada instrumento, seja ele prova ou questionário. Todos os colaboradores participam de capacitações e oficinas de elaboração e revisão. A participação da comunidade educacional e acadêmica de todo o Brasil amplia a diversidade e melhora a adequação dos instrumentos para a avaliação da educação do país.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, é constituído por um Questionário do Estudante e uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componente específico. Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Veja o edital de chamada pública para elaboradores de itens do Enade 2020

Faça a inscrição no sistema BNI

Saiba mais sobre o Enade

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/INEP

Inscrições do Vestibular 2020/2 da PUCPR estão abertas

02/06/2020 12:04

Egressas da Pós-Graduação UNIFEV publicam artigo em revista internacional

02/06/2020 11:43

Webinar: O valor das Redes de Cooperação em tempos de crise

02/06/2020 10:09

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.