NOTICIA

Seminário do INEP reunirá nomes internacionais em debate sobre a Avaliação da Educação Superior

02/02/2018 11:24

Na próxima segunda e terça-feira, 30 e 31, alguns dos principais pesquisadores brasileiros e do exterior estarão reunidos no Seminário Internacional Avaliação da Educação Superior: características e perspectivas, em comemoração aos 80 anos de fundação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. O evento científico será realizado no Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília (DF), para mais de 500 convidados e contará ainda com transmissão online. Michael James, do Boston College; e Thomas Weko, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE, serão os conferencistas. A conferência de abertura será da Secretária Executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães. Além de conferências, apresentações, mesas redondas e sessões de pergunta, o Inep anunciará novidades na avaliação externa da Educação Superior brasileira.

Conferências 


Na segunda-feira, 30, às 10h20, Michael James fará a primeira conferência do Seminário, com o tema “Contribuição dos Sistemas de Avaliação para a garantia e melhoria da Qualidade da Educação Superior”. Com mestrado e doutorado Filosofia da Educação e em Administração do Ensino Superior, pela Universidade de Indiana; e graduação em Teologia e Psicologia pela Universidade de Notre Dame, James acumula 30 anos de experiência em ensino, pesquisa, administração e consultoria internacional em educação e desenvolvimento. No Boston College, é orientador na área de Educação Superior Católica no Roche Center for Catholic Education.

Na terça-feira, 31, às 9h, Thomas Weko fará a segunda conferência, com o tema “Medidas de Qualidade no Ensino Superior: Qual o papel de avaliações de estudantes em países da OCDE?” Analista sênior na divisão de Aconselhamento e Implementação de Políticas Educativas do Diretório de Educação e Competências da OCDE, Weko atuou como Pesquisador Sênior de Ensino Superior no American Institutes for Research; como Diretor do Serviço de Planejamento de Políticas Educativas e Pesquisa do Departamento de Educação dos Estados Unidos; e ainda como Comissário Associado de Educação Pós-secundária para Adultos e Carreiras no Centro Nacional de Estatísticas de Educação (EUA). Weko é doutor pela Universidade de Minnesota e pesquisador do Brookings Institution.

Programação 

O objetivo do seminário é proporcionar uma reflexão crítica sobre a Avaliação da Educação Superior em suas diferentes frentes: as avaliações in loco de Cursos de graduação e Instituições de Educação Superior (IES), o Exame Nacional de Avaliação de Desempenho de Estudantes - ENADE e os Indicadores de Qualidade da Educação Superior. A presença de pesquisadores e agentes da Educação Superior no debate é de extrema importância para apontar novas reflexões e caminhos, agregando mais valores e eficiência às atribuições do Inep e suas responsabilidades frente às tratativas que envolvem esse segmento educacional em nosso país.

Durante o Seminário, o Inep conduzirá a apresentação “Estrutura e procedimentos para a Avaliação Superior no Brasil: limites e novas possibilidades”. As mesas redondas vão abordar os seguintes temas: Evolução, benefícios e integração entre avaliação interna e externa; Participação do Inep em ações internacionais ARCU-SUL; RIACES e projetos de cooperação; Avaliação em larga escala na Educação Superior no Brasil: óticas contemporâneas e novos caminhos, e Perspectivas sobre os Indicadores de Qualidade da Educação Superior Brasileira.

O Seminário Internacional “Avaliação da Educação Superior: características e perspectivas” é uma realização do Inep, por meio da Diretoria de Avaliação da Educação Superior - DAES, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento -  PNUD.

Clique aqui para acessar o hotsite do seminário


Fonte: Assessoria de Comunicação Social - INEP

Reprodução: Assessoria de Comunicação Social - ABRUC
Associação Brasileira das Universidades Comunitárias
+55 61 3349-3300 / +55 61 9 9142-0773 - revista@abruc.org.br

STF: mantida exigência de regularidade previdenciária para recompra de títulos da dívida pública do FIES

18/07/2018 14:53

Educação aprova flexibilização de frequência escolar para alunos com deficiência

18/07/2018 10:07

Alunos carentes poderão receber bolsas no ensino superior

17/07/2018 15:32

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.