CLIPPING

Webinar "Caminhos para o Transbordamento" acontece na SNCT

16/12/2020 17:25


O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Vilela participou nesta quinta-feira (10) da abertura do webinário "Caminhos do Transbordamento", promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em conjunto com o CNPq, e que aconteceu durante edição da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Durante o evento, Evaldo Vilela disse que o papel da entidade é financiar a produção de conhecimento e a pesquisa que são bases para a inovação.  O presidente do CNPq lembrou que o Brasil é o 13º país produtor de conhecimento cientifico no mundo, 28º em aporte de recursos par a ciência e tecnologia e inovação, mas o 62º em inovação. "Ainda estamos longe do potencial que nós temos", concluiu. Segundo Vilela, ¿temos muitos casos de sucesso na produção científica, mas temos de pegar o que produzimos em papel e transbordar esse conhecimento para a prática em prol da sociedade". O presidente do CNPq completa, ainda, que é preciso criar "mecanismos permanentes para o pesquisador, o empresário e o investidor, para estimular a inovação".

Segundo o ministro Marcos Pontes, o webinário é uma ação do MCTI para levar o Brasil a fazer parte do grupo de países independentes na produção de inovação e tecnologia. Ele afirma ainda que a produção científica do Brasil não pode ficar só dentro dos laboratórios. "Esse conhecimento precisa sair do papel e se transformar em novos equipamentos e tecnologias para a defesa, a infraestrutura, a agricultura e tantas outras áreas importantes para o país", explicou.

O webinário, que aconteceu durante toda amanhã desta quinta-feira, foi transmitido pelo canal do MCTI no Youtube e pode ser acessado em https://youtu.be/BYxYucU-V50.

SNCT

A edição presencial da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, conta com 20 estandes distribuídos por 4 mil metros quadrados. Até o próximo domingo, dia 13, o público poderá conferir diversas atrações como exposições, brincadeiras, equipamentos inovadores, projetos e palestras. A SNCT conta com a participação das secretarias e unidades vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), instituições de ensino, Forças Armadas e também de outros ministérios do Governo Federal.

O CNPq está presente no evento com duas exposições fotográficas, da história do CNPq e do projeto Pioneiras da Ciência, e a apresentação do projeto Aliança Tropical de Pesquisa da Água (Tropical Water Research Alliance - TWRA), coordenado pelo bolsista PQ do CNPq e Professor da Universidade de Brasília, José Francisco Gonçalves Junior. A iniciativa visa desenvolver tecnologias ambientais e oferecer apoio metodológico compartilhado para o desenvolvimento do manejo integrado e sustentável de bacias hidrográficas tropicais, através do treinamento de equipes e mitigação dos efeitos da degradação ambiental e mudanças climáticas.

Saiba mais sobre o projeto em https://youtu.be/W_v09sy-cWQ

Fonte: CNPq

Veja também

Redação do exame digital será manuscrita

27/01/2021 16:45

Grupo de Trabalho da Câmara divulga relatório final sobre a educação superior

27/01/2021 16:36

Inep divulga hoje gabarito oficial do Enem 2020

27/01/2021 16:28

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.