09/12/2020 15:39
O formulário para envio das propostas está disponível de forma on-line até 31 de janeiro de 2021
Com o objetivo de assegurar que a oferta de cursos e a formação dos tecnólogos acompanhem a dinâmica do setor produtivo e as demandas da sociedade, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), inicia hoje (8), o período para atualização do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CST). O prazo para envio das sugestões de propostas é até o dia 31 de janeiro de 2021.
A última edição do catálogo foi aprovada em 2016, e para sua atualização, a Setec em conjunto com uma equipe de especialistas dos respectivos eixos tecnológicos, representantes de organizações profissionais com atuação na área, órgãos fiscalizadores do exercício profissional, representantes do setor produtivo, docentes e outros atores interessados na formação superior de tecnologia, estão recebendo sugestões de alteração, inclusão ou exclusão de cursos e de eixos tecnológicos, bem como de alteração nas demais informações presentes na edição atual do Catálogo.
A medida que normatiza a revisão do catálogo foi expedida pela Portaria nº 1.028, de 02 de dezembro. Podem participar da consulta preliminar as instituições de ensino superior públicas e privadas, conselhos estaduais e distrital de educação, conselhos de fiscalização do exercício das profissões regulamentadas, organizações representativas do setor produtivo, ministérios e demais órgãos públicos diretamente relacionados à respectiva área profissional ou eixo tecnológico. O catálogo possui, atualmente, 134 cursos superiores e se apresenta como um importante instrumento orientador para estudantes e instituições, consolidando informações e se mostrando como um referencial normativo para subsidiar o planejamento dos cursos de educação profissional tecnológica de nível superior.
As propostas serão recebidas por meio do endereço http://3.131.85.6/. É importante a participação de todos os agentes envolvidos para o fortalecimento dessa construção coletiva, que contribui também para conferir maior visibilidade, reconhecimento público e social dessas graduações. Após a análise será disponibilizada uma versão preliminar para ajustes, e em seguida será publicada, no portal do MEC, a versão final.
Fonte: MEC
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