CLIPPING

Seminário sobre atuação das mulheres lota auditório da URI Cerro Largo

02/04/2018 16:40

Mais de 300 pessoas participaram de debates sobre o trabalho das mulheres no setor público e privado.


O mês de março é marcado mundialmente pelo Dia da Mulher. A data específica é o dia 8 deste mês, mas prega-se muito que todos os dias de março assim como todos dos demais meses são delas. 


Sabedores de que as pessoas precisam cada vez menos pensar e viver essa diferença de gênero, e acreditando no debate como uma forma de construção de ideias e de conhecimentos, foi realizado na noite da terça-feira, 27 de março, no Auditório da URI Cerro Largo, o seminário “Mulheres: Gestão, Carreiras e Desafios Contemporâneos”. O objetivo foi de ouvir mulheres relatando suas experiências de vida no âmbito pessoal e profissional, quanto aos seus entendimentos no que se refere a sociedade perante a atuação delas nas diferentes esferas.


O Diretor Geral da Universidade, Edson Bolzan fez a abertura do evento, cumprimentando a plateia e as mulheres convidadas, bem como agradecendo ao trabalho das professoras Juliana, Luciana e Raquel, que tiveram a iniciativa deste evento, após concluírem o seu livro que também foi apresentado na noite. O diretor ainda lembrou de que é inaceitável a diferença salarial entre os gêneros, afirmando que em muitos casos, no exercício da mesma função, as mulheres recebem menos, mesmo possuindo as mesmas ou mais competências.



O evento foi dividido em três momentos: o primeiro onde foi abordada a temática “As construções históricas do devido lugar da mulher na sociedade”, com as Doutoras Rosangela Angelim e Rita de Cassia Gattiboni, onde as mesmas explanaram sobre as lutas e atuações femininas em nossa região.


No segundo momento do Seminário, o tema escolhido foi “Os desafios da mulher na gestão privada” com as convidadas que atuam há mais de 25 anos em seus negócios, Janira Engers Giordani, Nair Suski Donato e Sandra Griebeler. O tema consistiu em discussões baseadas no relato de experiências de mulheres que atuam na gestão de empreendimentos que culturalmente são considerados negócios masculinos, como uma marmoraria, pedreira e posto de combustíveis.


“Os desafios da mulher na Gestão Pública” foi o terceiro tema abordado, que trouxe em uma rodada de discussões e os relatos de experiências de mulheres com papeis desempenhados na liderança da gestão pública municipal a partir do cargo de prefeitas. As convidadas foram Janete Dauek, ex-prefeita de Guarani das Missões nos anos de 2013-2016, Noila Ruwer prefeita de São Paula das Missões desde 2012 e Rosane Grabia, ex-prefeita de Sete de Setembro entre 2009-2016.


Todas as atividades e debates foram conduzidos pelas Professoras Me. Juliana Jaeschke, Me. Luciana Scherer e a Me. Raquel Borghetti que após a mediação do Seminário apresentaram o livro MULHERES: GESTÃO, CARREIRAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, por elas organizado.


Em seu encerramento, o diretor Edson Bolzan desafiou aos presentes a também terem a iniciativa tida pelas três professoras, de abraçar um projeto da magnitude de um livro afim de compartilhar o seus conhecimentos além de ideias e temas desenvolvidos pela comunidade acadêmica. Bolzan parabenizou o trio de professoras, salientando de que é a primeira oportunidade que um livro é produzido por professores da instituição, salientando de que deve ser o início de uma história de sucesso na literatura.


Veja também

Bernadete Dalmolin é eleita Reitora da UPF, a primeira mulher a liderar a Instituição em 50 anos

24/05/2018 14:50

Estudantes têm até amanhã para renovar contratos do FIES

24/05/2018 14:42

MEC define regras para ocupação de vagas remanescentes do FIES

23/05/2018 15:38

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.