CLIPPING

Unisc: Pesquisa de prevalência da Covid-19 começa neste sábado

29/07/2020 15:43

No total, 4.252 exames devem ser feitos entre os 14 municípios de abrangência do Cisvale


A pesquisa para mensurar a soroprevalência de Sars-CoV-2 (vírus causador da Covid-19) no Vale do Rio Pardo terá início no próximo fim de semana, dias 1º e 2 de agosto. Ao todo, serão quatro etapas de realização de testes, uma a cada 14 dias, sempre durante os fins de semana, a partir das 8 horas. O trabalho foi encomendado pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Em cada etapa haverá a aplicação de 1.063 testes rápidos, divididos entre os 14 municípios de abrangência do Cisvale, os quais serão coletados a partir de uma gota de sangue retirada da ponta do dedo da pessoa testada. No total, 4.252 exames devem ser feitos na população. A condução local da coleta de dados em cada município vai ser coordenada e supervisionada pela equipe técnica da pesquisa.


A professora doutora Mari Ângela Gaedke, integrante da equipe técnica, explica que os coletadores serão servidores das secretarias municipais de Saúde, sendo profissionais de nível técnico ou superior. Todos receberão treinamento antes de ir a campo e usarão equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscara, avental, luvas e óculos de proteção. “Sempre na sexta-feira que anteceder as pesquisas, todos os coletadores e supervisores passarão por um treinamento com a equipe técnica, sendo que todos eles são testados previamente para Covid-19”, salientou Mari Ângela.


A pesquisa encomendada pelo Cisvale, em parceria com a Unisc e apoio da Philip Morris Brasil, vai apresentar um estudo transversal de base populacional com uma amostra representativa da população do Vale do Rio Pardo. Segundo o prefeito de Pantano Grande e presidente do Consórcio, Cássio Nunes Soares, o levantamento ressalta a importância de instituir ações relacionadas a políticas de saúde pública e de gestão socioeconômica.

“Com a orientação técnica de um estudo científico, será possível mensurar e identificar o cenário da Covid-19 na nossa região, de maneira que possa auxiliar a tomada de decisões pelos municípios mais à frente”, comentou o presidente do Cisvale.

LEIA MAIS: Confirmados 21 novos casos de Covid-19 em Santa Cruz


Divulgação dos dados

O médico infectologista Marcelo Carneiro, coordenador geral do trabalho, informou que os resultados dos testes serão divulgados ao término de cada rodada. “Em até quatro dias, já iremos publicar um resultado parcial da pesquisa e, na sequência, detalhar como foi o processo.”

O portal GeoSaúde Unisc, que pode ser acessado pelo link geosaudevrp.org, também vai fornecer informações sobre as coletas. “Com esse trabalho, entre uma etapa e outra, esperamos observar se vem ocorrendo uma progressão ou uma estabilização dos casos de Covid-19 na nossa região”, detalhou Carneiro. A previsão é de que a última etapa seja realizada nos dias 12 e 13 de setembro.

LEIA MAIS: Rio Pardo volta à bandeira laranja a partir desta terça-feira

Os municípios onde será feita a pesquisa são Boqueirão do Leão, Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS


Foto: Divulgação

Fonte: GAZ

Veja também

Unidavi entrega monitores para respiradores ao Hospital Regional Alto Vale

07/08/2020 20:38

Justiça do Rio determina que escolas particulares permaneçam fechadas

07/08/2020 16:13

Senado aprova redução de prazos para revalidação de diplomas

07/08/2020 12:27

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.