CLIPPING

Horizontes da Educação recebe presidente do CNE para discutir volta às aulas presenciais

01/07/2020 15:06



O presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Curi, será o convidado do próximo webinar Horizontes da Educação, marcado para o dia 3 de julho, às 17h, no canal do evento no YouTube. Organizado em parceria entre as várias entidades representativas do setor de educação, o webinar discutirá a minuta de resolução que norteará o retorno às atividades escolares e acadêmicas no cenário pós-pandemia, em análise no CNE.

Também serão debatedores, a socióloga Maria Helena Guimarães Castro, especialista em educação e integrante do CNE, o vice-reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Vidal Martins e o professor da UFMG Flávio Guimarães, que é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Virologia (SBV). A mediação está a cargo do presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), Waldemiro Gremski.

O documento em gestação no conselho traz recomendações referentes aos protocolos sanitários, especialmente aqueles elaborados pelo Ministério da Saúde, e orientações pedagógicas para o período pós-pandemia. De acordo com o reitor do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) Paulo Muniz, pretende-se que o retorno às atividades “ocorra de forma segura, gradativa, planejada, regionalizada, monitorada e dinâmica, com o intuito de preservar a saúde e a vida das pessoas”. Muniz, que no dia 24 de junho representou a ABRUC na reunião do CNE que tratou do assunto, acrescenta que a resolução destacará a coordenação e cooperação de ações entre os níveis de governo, de modo a que se possa estabelecer um calendário de retorno, a coordenação territorial das ações, as ações de comunicação e de acolhimento dos estudantes. “Abordará, ainda, como se dará o monitoramento, a avaliação e as estratégias de recuperação da aprendizagem no período da pandemia”, diz.

O parecer remeterá aos estados e municípios a definição do calendário de retorno, a partir da realidade e impacto da pandemia regionalmente. “O conselho reconhece a competência e a responsabilidade das autoridades locais para definir medidas de relaxamento dos diversos níveis de afastamento social estabelecidos. Enquanto existem regiões que já retomaram as atividades desde o mês de junho, outras anunciam que só o farão a partir do mês de setembro”, acrescenta o reitor.

Com base na resolução do Conselho Nacional de Educação, as entidades organizadoras do webinar pretendem disponibilizar às instituições de ensino associadas, o modelo de protocolo para o retorno seguro das atividades acadêmicas. A utilização de instrumentos pedagógicos que contemplem a conciliação entre o ensino remoto e o presencial também será foco do documento, já que as escolas terão que cumprir a modalidade híbrida até que os riscos da pandemia estejam controlados.

Para contribuir na formatação do documento, o Horizontes da Educação realizou, na semana passada, o webinar internacional, onde foi possível conhecer as experiências de enfrentamento do covid-19 em outros países.

Horizontes da Educação é um esforço conjunto das principais associações representativas do setor de educação: CRUB, ABIEE, ABRUC, ABRUEM, ACAFE, ANDIFES, ANEC, ANUP, COMUNG e FORCOM.

Fonte: Horizontes da Educação

Veja também

Unidavi entrega monitores para respiradores ao Hospital Regional Alto Vale

07/08/2020 20:38

Justiça do Rio determina que escolas particulares permaneçam fechadas

07/08/2020 16:13

Senado aprova redução de prazos para revalidação de diplomas

07/08/2020 12:27

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.