CLIPPING

Guia explica internacionalização institucional

18/01/2021 16:50



Documento orienta instituições quanto à internacionalização da pós-graduação


Evoluir da simples mobilidade acadêmica para o desenvolvimento de projetos cooperativos com outros países. Esse é um dos objetivos da internacionalização institucional, conforme explica um Guia preparado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O documento, pensado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da CAPES e divulgado em dezembro de 2020, mostra o que caracteriza a internacionalização institucional, no século XXI. Incorporar padrões internacionais de excelência em educação, pesquisa e extensão às rotinas das instituições de ensino superior (IES) é o aspecto mais importante desse cenário.

Heloisa Hollnagel, diretora da DRI, explica que para elaborar um bom projeto nesse assunto, é preciso trabalhar por etapas, “identificando os recursos e a estrutura da instituição, disponíveis para planejar as ações e metas de curto, médio e longo prazo”. Ela orienta o desenvolvimento de uma “política linguística efetiva, que aumente a competência de colaboradores, professores e alunos em se comunicar em outro idioma”. Oferecer disciplinas de temas globais “em língua estrangeira, que possam ser cursadas em programas de dupla titulação por alunos internacionais”, também é fundamental.

A diretora destaca que concentrar esforços para aumentar a visibilidade dos grupos de pesquisa por meio de acordos de cooperação, apoio a publicações em coautoria e participação em eventos, são aspectos essenciais neste contexto. Por fim, ela sugere “ampliar para a graduação esse ambiente de Universidade de Classe Mundial”, dentro de um planejamento estratégico institucional.

Ao incluir a IES no cenário global, crescem as possibilidades de envolvimento e financiamento de pesquisas e publicações. Esse processo permite o avanço de conhecimento diplomático e intercultural, além de acesso ou aquisição de bases tecnológicas mais sofisticadas, encurtando o caminho para o progresso econômico do País.

Guia de Internacionalização Institucional

O documento é voltado para os gestores que participam ou desejam integrar um futuro edital do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt). Suas orientações indicam caminhos para que as instituições incorporem padrões internacionais de excelência em educação, pesquisa e extensão, fatores de inserção no cenário mundial.

Fonte: Capes

Veja também

Senado aprova PEC Emergencial em 2º turno; texto vai à Câmara

04/03/2021 16:11

Governo inclui trabalhadores da educação no grupo prioritário de vacinação

04/03/2021 16:01

Seis universidades brasileiras somam 33 cursos entre os 100 melhores do mundo, aponta ranking global

04/03/2021 15:58

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.