CLIPPING

Exame de proficiência em língua portuguesa é exigido para naturalização e intercâmbio

29/11/2019 10:56

Os resultados da segunda edição do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) de 2019 serão divulgados em 12 de dezembro. As provas foram aplicadas, em outubro, em 107 postos no Brasil e no exterior, e contou com 5.250 inscritos. Consideradas as duas aplicações deste ano, o exame teve 11,3 mil participantes.

Para certificar diferentes níveis de proficiência, o Celpe-Bras baseia-se na premissa de que participantes de todos os níveis certificados são capazes de desempenhar ações em língua portuguesa. O que pode variar é a qualidade do desempenho, dependendo do nível de proficiência. O reconhecimento da metodologia tornou este o exame oficial brasileiro para certificar a proficiência em português. Confira abaixo algumas delas.

Naturalização – Desde 2018, o Ministério da Justiça e Segurança Pública passou a exigir o Celpe-Bras como uma das formas de comprovação de domínio da língua portuguesa nos processos de naturalização.

Ensino superior – O Celpe-Bras é exigido em processos de revalidação de diplomas pelo Conselho Federal de Medicina. O certificado também é requisito para estrangeiros ingressarem em instituições de educação superior brasileiras, por meio de programas de internacionalização das próprias universidades.

Intercâmbio – O exame é uma porta de acesso a programas de intercâmbio do Ministério das Relações Exteriores, como os programas Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) e de Pós-Graduação (PEC-PG), administrados pelo Ministério das Relações Exteriores, em parceria com o Ministério da Educação, no âmbito das políticas de cooperação educacional com países em desenvolvimento.

Pontuação – O exame é composto por duas partes: escrita e oral. Para receber a certificação, o participante deverá alcançar pelo menos o nível intermediário nas duas partes do exame. Caso seu desempenho seja diferente nos dois exames, prevalecerá o menor resultado. A parte escrita é composta por quatro tarefas e pode ser realizada em até três horas. Já a parte oral é uma conversa de 20 minutos com um avaliador-interlocutor.

NÍVELFAIXA DE PONTUAÇÃO
Sem certificação0,00 a 1,99
Intermediário2,00 a 2,75
Intermediário superior2,76 a 3,50
Avançado3,51 a 4,25
Avançado superior4,26 a 5,00

Intermediário – Conferido ao examinando que evidencia um domínio operacional parcial da língua portuguesa, demonstrando ser capaz de compreender e produzir textos orais e escritos sobre assuntos limitados, em contextos conhecidos e situações do cotidiano.

Intermediário superior – Conferido ao participante que preenche as características descritas no nível intermediário, mas com inadequações e interferências da língua materna na pronúncia e na escrita com menos frequência.

Avançado – O participante possui um domínio operacional amplo da língua portuguesa, demonstrando ser capaz de compreender e produzir, de forma fluente, textos orais e escritos sobre assuntos variados em contextos conhecidos e desconhecidos.

Avançado superior – Conferido ao examinando que preenche todos os requisitos do nível avançado, mas com inadequações na produção escrita e oral menos frequentes do que naquele nível.

Aplicado desde 1998, o Celpe-Bras já realizou 42 edições. O Inep assumiu a aplicação no segundo semestre de 2009, e, desde então, o exame é aprimorado para refinar critérios de compreensão oral, interacional, fluência na língua, pronúncia, adequação gramatical e uso do vocabulário.

O Celpe-Bras é considerado um exame inovador, pela forma como avalia o desempenho do participante e afere a proficiência, em contextos que simulam o uso em situações reais de necessidade da língua. O exame avalia habilidades de forma integrada, por meio de tarefas que envolvem a produção de texto a partir de insumos multimodais, tais como: vídeo (tarefa 1), áudio (tarefa 2) e textos escritos (tarefa 3 e 4); e de uma avaliação oral que simula uma conversa a partir de temas do cotidiano.

Celpe-Bras – O Celpe-Bras conta com 126 postos aplicadores, sendo 48 no Brasil e 78 no exterior. Aplicado semestralmente, é o único exame destinado a estrangeiros que pleiteiam ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no Brasil.

Confira o Sistema Celpe-Bras

Acesse o edital do Celpe-Bras 2019/2

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/INEP

Veja também

PISA: Brasil fica abaixo da média em ranking mundial que avalia a educação

06/12/2019 09:09

MARCO ZERO: Ensino de ciências terá aporte de R$ 80 milhões da CAPES

06/12/2019 09:00

Termina, nesta sexta-feira, prazo para preenchimento do Questionário de Coordenador de Curso

06/12/2019 08:15

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.