CLIPPING

Empossado novo diretor do escritório da OEI no Brasil

02/04/2018 12:27

O ministro da Educação, Mendonça Filho, participou na quarta-feira, 28, da cerimônia de posse do novo diretor do escritório da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) no Brasil, Raphael Callou Neves Barros. A solenidade, realizada na sede do MEC, em Brasília, contou ainda com a presença dos ministros da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab; e da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner de Campos Rosário.


Chefe de gabinete de Mendonça Filho no MEC, Raphael Callou, de 29 anos, recebeu inúmeros elogios do ministro. “Raphael é um jovem que tem uma boa formação e fez uma graduação (ciência política) com qualidade. Ele tem a capacidade de articular, sedimentar alianças e atuar com o propósito de levar adiante as políticas públicas na área da educação. Assim, Raphael se credenciou para missão de chefiar o escritório da OEI no Brasil”.


O OEI é um organismo internacional de caráter governamental que visa à cooperação dos países ibero-americanos no campo da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura no contexto do desenvolvimento integral da democracia e da integração regional. “Eu acredito que um futuro mais promissor para o nosso país passa, necessariamente, por uma educação de qualidade”, afirmou Raphael Callou. “Vou sugerir uma ação em conjunto com a Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, que é trabalhar o ensino das línguas da organização, principalmente nas áreas de fronteiras, além de contribuir com as iniciativas desenvolvidas no âmbito do MEC, com as quais a OEI tem todo o interesse e disposição para contribuir.”


Composição


Os membros da OEI são todos os países ibero-americanos que conformam a comunidade de nações integradas por Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, República Dominicana, Equador, El Salvador, Espanha, Portugal, Guatemala, Guiné-Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.


A sede central da secretaria geral da organização, que conta com escritórios em 18 países, está em Madri, na Espanha. O acordo da sede entre o governo do Brasil e a OEI promulgado pelo decreto presidencial 5.128 possibilitou a criação do escritório da organização no Brasil, em 6 de julho de 2004.


Presente ao evento, o secretário-geral da OEI, Paulo Speller, destacou que o escritório do Brasil na OEI é um dos mais importantes e mais estratégicos para a organização. “O Brasil é um país em que outras nações da América do Sul e do Caribe se espelham”, disse. ”Eles sabem que precisam do Brasil na OEI, não só pela dimensão territorial, não só pela economia, mas sobretudo pelas experiências que realizamos no campo da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura. ”


Na oportunidade, o secretário-geral da OEI destacou a parceria da organização com o MEC: “Nós conseguimos avançar nesta parceria com o MEC, ou seja, colocando estrategicamente o Estado brasileiro como parceiro da OEI. Isso realmente foi inusitado, algo em que nós conseguimos avançar, e eu tenho a convicção de que com Raphael Callou nós seremos capazes de avançar ainda mais”.


Assessoria de Comunicação Social - MEC


Veja também

Instituto disponibiliza repositório comum a pesquisadores

21/09/2018 10:43

Educação a distância cresce 17,6% em 2017; maior salto desde 2008

20/09/2018 16:29

Baixa ocupação de vagas remanescentes inspira nova política do MEC para as federais

20/09/2018 15:27

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.