CLIPPING

Docentes do curso de Biblioteconomia dão dicas de como se tornar um leitor assíduo durante a pandemia

30/06/2020 15:29

Qual foi o último livro que você leu?

Durante esse período de isolamento social devido a permanência da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) muitas pessoas têm descoberto novos hobbies ou resgatando hábitos que antes estavam esquecidos. E a leitura, mesmo que digital, tem sido um deles. Os benefícios são inúmeros, entre eles, estão o alivio do estresse e o controle da ansiedade, pois alguns minutos de leitura são capazes de aliviar tensões, ocasionar bem-estar e até mesmo exercitar a imaginação.

A coordenadora do curso de Biblioteconomia, do Claretiano – Centro Universitário de Batatais, a Profª Drª Aline Cardoso de Brito e os demais professores do curso, explicam que “nesse momento de tantas incertezas e inseguranças, uma boa dica é de revistar histórias já conhecidas. Sabe aquele livro que você já leu mais de uma vez ou que você sempre indica para seus amigos? Essa é uma boa hora para reler e aproveitar o conforto que ele proporciona”, contam.

Segundo os docentes, esse cenário que estamos vivendo provocou, mesmo que temporariamente, o fechamento das bibliotecas públicas e acadêmicas, mas o hábito da leitura tem permanecido virtualmente para muitas pessoas. Afinal, com a internet, as bibliotecas on-line, disponibilizam a um toque milhões de livros digitais. Embora também seja um mercado onde se pode comprar e-books, a internet conta com muitos sites para acesso e/ou download gratuito de livros.

Aproveitando esse período a Profª Drª Aline e os docentes do curso de Biblioteconomia prepararam algumas dicas para quem está (re) descobrindo o hábito da leitura e querendo se tornar um leitor assíduo, confira:

 “Tenho visto muita gente agendando videochamadas com amigos para reler histórias que todos amaram curtir quando lançaram: Harry Potter, Jogos Vorazes, Senhor dos Aneis, As crônicas de gelo e fogo e tantas outras...

O que acha de reunir os amigos e propor uma leitura comentada?

Uma boa opção também é gravar áudios lendo histórias e compartilhar com sobrinhos, primos e netos. Que tal usar a leitura para manter a família toda mais pertinho?

Se você quer usar esse momento para se aventurar em histórias novas, várias empresas têm disponibilizado opções de ebooks gratuitos: a Amazon tem o app de leitura e muitos livros gratuitos, a livraria Cultura e a livraria Saraiva também.

No site dominiopublico.org você vai encontrar muitos clássicos brasileiros que são de domínio público e que podem ser baixados e lidos quando você quiser!

Para quem quer treinar o inglês, o Archive.org é uma boa opção.

Há também alternativas de Histórias em Quadrinhos com opções gratuitas de leitura. O site http://www.wendygamestudio.com.br/coronaconbr/ está com uma iniciativa de quadrinistas do Brasil liberando gratuitamente várias HQ´s para leitura durante a pandemia.

O site gutemberg.org também é uma boa opção para a leitura.

Indico montar lista de clássicos (eu curto os clássicos) para ler durante o ano: Crime e Castigo, Dostoievski; Fahrenheit 451; 100 anos de solidão; Morte e Vida Severina; O jogo da amarelinha... Ou, pra quem gosta de outro gêneros, faz uma lista de Agatha Christie, Pedro Bandeira... algo assim, tipo "meta de leitura".

E aí, o que vai ler agora? Comece conhecendo o curso de Biblioteconomia do Claretiano, clique aqui


Fonte: Claretiano

Veja também

4º Webinar Horizontes da Educação: Retorno às atividades presenciais escolares e acadêmicas

09/07/2020 11:53

Enem 2020 será aplicado em janeiro de 2021

08/07/2020 20:13

ABRUC lança edição especial do seu Comunitárias Briefing

08/07/2020 16:53

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.