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Desigualdade regional é tema da redação

01/02/2021 14:45

Na estreia do Enem Digital, versão em computador do exame, texto deverá ser escrito à mão. Critérios de correção estão detalhados na cartilha do participante


Redação deve ser do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, desenvolvida a partir da situação-problema proposta e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores. Crédito: Pexels


Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 Digital terão de dissertar sobre "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil". A redação deve ser do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, desenvolvida a partir da situação-problema proposta e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores. Nesta edição de estreia da versão em computador do exame, o texto deverá ser escrito à mão. Os critérios de correção estão detalhados em “A redação no Enem 2020 – Cartilha do Participante”.

O texto dissertativo-argumentativo precisa ser opinativo e organizado para a defesa de um ponto de vista. A opinião do participante deve estar fundamentada com explicações e argumentos. O texto é dissertativo, porque disserta sobre um assunto proposto, descreve-o e explica-o. É também argumentativo, pois defende uma opinião e tenta convencer o leitor com argumentos.

Correção – As redações do Enem são avaliadas de acordo com cinco competências. A nota pode chegar a 1000 pontos, mas há critérios que conferem nota zero. Na cartilha do participante, estão as razões que podem zerar a nota:

  • Fuga ao tema proposto ou tipo textual diferente do dissertativo-argumentativo;
  • Desrespeito à seriedade do exame, com uso de impropérios ou outras formas de anulação da redação;
  • Cópia integral de textos motivadores ou do Caderno de Questões;
  • Presença de parte deliberadamente desconectada do texto;
  • Texto escrito em língua estrangeira, ilegível ou com menos de 7 linhas.

Enem – Realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Fonte: Inep

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