CLIPPING

CAPES integra Programa Ciência Na Escola

12/04/2019 10:29

A CAPES vai implantar em todo o país o curso de Especialização em Ensino de Ciências – Anos finais do Ensino Fundamental “Ciência é Dez!”, voltado aos professores que ensinam esta disciplina do 6° ao 9° ano do ensino fundamental. A iniciativa faz parte do Programa Ciência na Escola, lançado nesta última quarta-feira, 11, como meta dos cem dias do Governo Federal.

O programa é uma ação dos Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Educação (MEC), da CAPES e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A chamada para que as instituições participem será lançada ainda em abril.

O objetivo do Ciência na Escola é melhorar o ensino de ciências na educação básica, incentivar o aprendizado pela investigação, aumentar a qualificação de professores, estimular o interesse dos alunos pelas carreiras científicas e pelo uso de novas tecnologias, fortalecer a interação entre escolas e instituições de ensino superior, democratizar o conhecimento e popularizar a ciência.

O Ciência é Dez! irá oferecer quatro mil vagas em todo o Brasil, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que oferta curso a distância em mais de 900 polos. “A partir do atingimento desta primeira meta, nossa ideia é que o impacto sobre os estudantes da rede pública chegue a 400 mil alunos”, argumenta Carlos Lenuzza, diretor de Educação a Distância e Formação de Professores da Educação Básica da CAPES.

Para Anderson Correia, presidente da CAPES, “o Ciência é 10! se enquadra na proposta do Ministério da Educação de reconhecimento da CAPES como elo central do programa de formação de professores em nível nacional, nas esferas federal, estadual e municipal, a partir de parcerias.”

A diferença deste curso está na sua forma pedagógica. É uma especialização que não tem um material didático específico. O curso instiga os professores-alunos a buscarem conteúdos em sites e matérias pré-selecionadas pela comissão pedagógica. Estes, depois de estudados, são aplicados em sala de aula.

Além do Ciência é 10!, a CAPES tem outros programas voltados à formação de professores: Pibid, focado na iniciação da docência, Parfor, de capacitação, Proeb, de mestrado profissional, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Residência Pedagógica.

Fonte: CCS/CAPES

Veja também

Debatedores pedem fortalecimento da educação indígena

25/04/2019 10:49

Câmara aprova MP que viabiliza empréstimos com recursos do FGTS para santas casas

25/04/2019 10:19

MEC à prova: Após crises e demissões, especialistas em educação dizem ser hora de mirar no essencial e contam o que é

25/04/2019 10:14

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.