CLIPPING

Câmara discute criação de Centros de Desenvolvimento Regional nas Universidades

12/04/2018 12:14

No dia 18 de abril, o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) realizará o SEMINÁRIO INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: PARCERIAS, INICIATIVAS E PERSPECTIVAS. O evento acontecerá no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília, das 9h00 às 18h, e contará com a participação de parlamentares, autoridades do executivo, reitores, pesquisadores e especialistas no tema.


O objetivo é debater a criação de Centros de Desenvolvimento Regional (CDR) nas Universidades, capazes de articular atores para a elaboração de planos estratégicos de desenvolvimento, com impactos sociais, econômicos e ambientais positivos, aproximando a academia dos poderes públicos locais e da comunidade.


Proposta Inovadora


A proposta de criação dos CDRs nasceu a partir do estudo do Cedes sobre “Instituições de Ensino Superior e o Desenvolvimento Regional: potencialidades e desafios”, que teve como relator o deputado federal Vitor Lippi. A elaboração do trabalho levou cerca de 2 anos e contou com o envolvimento de mais de 30 entidades do Poder Público, da iniciativa privada, da sociedade civil e, em especial, da rede das instituições de ensino superior. O trabalho está disponível na página do Cedes na internet (www.camara.leg.br/cedes).


Diferentemente de Grupos de Pesquisa cadastrados junto ao CNPq e de unidades acadêmicas convencionais, os CDRs não são pautados por uma agenda de pesquisa científica autárquica: conjugam interesses acadêmicos e necessidades do território. Os estudantes envolvidos serão estimulados a permanecerem na região, desenvolvendo ações empreendedoras junto a suas comunidades e ao setor produtivo do entorno. Já para os professores, o trabalho nos CDRs contará para progressão na carreira.


Política Nacional


De acordo com o secretário da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, Paulo Barone, a intenção do MEC é transformar a proposta em política pública. Atualmente existem três projetos piloto, implantados no fim do ano passado: no Sudoeste Paulista; na região de Campanha, no Rio Grande do Sul e em Campina Grande, na Paraíba. Cada centro recebeu do MEC uma verba inicial de 150 mil reais para se estruturar e montar uma agenda de trabalho e uma carteira de projetos. Os primeiros resultados serão divulgados no seminário. A meta é replicar as experiências bem sucedidas aos mais de 1.300 campi no país. Para isso o MEC conta com o apoio do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) _organização social fomentada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação_ braço executor do projeto. Outros dois CDRs serão lançados durante o seminário: o CDR Distrito Federal e o CDR Triângulo, em Minas Gerais.


Participação da sociedade


O evento será aberto ao público. Não há necessidade de inscrição prévia. A Câmara fornecerá certificado de participação, para quem solicitar.  Também haverá transmissão ao vivo pelo portal e-democracia, permitindo que pessoas de fora possam fazer perguntas, as quais serão respondidas dentro do possível. O link para acesso ao portal é o seguinte: https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/638


O que é o Cedes?


O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) é um órgão técnico-consultivo ligado à Presidência da Câmara dos Deputados que, com o suporte de equipes multidisciplinares da Consultoria Legislativa, desenvolve estudos de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do País. O Centro é formado por um colegiado de 22 parlamentares e um presidente. Como resultado dos estudos, são produzidos e publicados documentos de alta densidade crítica e especialização técnica ou científica que possam ser úteis ao trato qualificado de matérias de interesse legislativo e da sociedade. Os estudos do Cedes também trazem apensados Projetos de Lei e/ou indicações para o Poder Executivo, muitos já transformados em lei ou incorporados pelos governantes como o do Biodiesel, TV Digital, Políticas Públicas para Banda Larga e Pré-Sal. 


Assessoria de Comunicação Social - CEDES

Veja também

Educação Superior: Provas do Revalida 2017 serão aplicadas neste fim de semana

16/11/2018 17:04

MPF abre procedimento para evitar ações arbitrárias contra professores

16/11/2018 16:58

Ministério da Ciência quer discutir em separado a ideia de programa para fomento à pesquisa e à inovação

16/11/2018 16:52

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.