CLIPPING

Aberto prazo para retificar o enquadramento de cursos e a inscrição de estudantes

13/08/2019 09:19

As instituições de educação superior têm até 30 de agosto para fazer a retificação de enquadramento de cursos e de inscrição de estudantes para participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. Os procedimentos são realizados exclusivamente pela internet, no Sistema Enade, conforme definido em edital.

Enquadramento e inscrições – Os procuradores educacionais institucionais (PIs) são os responsáveis por vincular seus cursos às áreas avaliadas pelo Enade 2019. O enquadramento relaciona os projetos pedagógicos dos cursos com as diretrizes de prova, publicadas no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já os coordenadores de curso são os responsáveis pela inscrição dos estudantes ingressantes e concluintes habilitados à edição de 2019 do exame. Tanto as orientações para o enquadramento de cursos quanto os critérios para caracterizar a habilitação dos estudantes para inscrição estão detalhados no edital do exame.

Áreas – Este ano serão avaliados os estudantes dos cursos vinculados às áreas que conferem grau de bacharel em Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins; Engenharias e Arquitetura e Urbanismo; e grau de tecnólogo nos cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança.

Cadastro – O estudante concluinte também tem responsabilidades nessa fase do Enade. Somente após o preenchimento do cadastro com informações pessoais e nos prazos definidos no Edital Inep nº 43/2019 é que o estudante poderá solicitar atendimento específico, especializado ou por nome social e preencher o Questionário do Estudante, instrumento obrigatório do Enade. O estudante precisa criar login e senha na opção "Primeiro Acesso" da página inicial do Sistema Enade. Só conseguirão fazer o cadastro aqueles que já tiverem sido inscritos pelos responsáveis das instituições. O estudante que não identificar sua inscrição no Sistema Enade poderá solicitar esclarecimentos e providências diretamente com seu coordenador de curso.

Exame – O Enade é componente curricular obrigatório e, portanto, imprescindível para que o estudante cole grau e obtenha o diploma. A regularidade no Enade constará no histórico escolar. O Inep aplica o exame e atesta a regularidade dos estudantes. Já a responsabilidade pela verificação e emissão de documentos de conclusão dos cursos de graduação, pela colação de grau e pelo diploma é das instituições.

O Enade será aplicado dia 24 de novembro. Fazem a prova os estudantes concluintes inscritos, que estão convocados para realizar o exame e para preencher o Questionário do Estudante. Os estudantes ingressantes não realizam a prova, mas precisam ser inscritos para fins de regularidade junto ao Enade.

Confira o edital e as portarias do Enade 2019

Acesse o Sistema Enade

Acesse a plataforma de capacitação para coordenadores de curso

Saiba mais sobre o Enade

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/INEP

Veja também

Inep divulga CPC e IGC, indicadores de qualidade da educação superior

12/12/2019 08:56

Inep: 13% das instituições avaliadas em 2018 tiveram baixo desempenho

12/12/2019 08:44

Cursos a distância superam presenciais em nota máxima

12/12/2019 08:35

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.