ASSOCIADAS

UNOESC sedia encontro para discutir a construção da Base Curricular para a Educação Básica

16/04/2018 15:13

Na quarta-feira (11), a Unoesc Xanxerê recepcionou dirigentes, secretários municipais de educação, assessores pedagógicos e professores das Secretarias Municipais de Educação de toda a região Oeste para debater a construção da Base Curricular Municipal. A palestrante do evento foi a professora Doutora Cassia Ferri que destacou a Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

O encontro serviu para apresentar a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, estreitando as relações entre a Escola e a Universidade, no contexto da formação continuada dos professores do ensino fundamental, reconhecidos e entendidos como momentos importantes para o processo de aprendizagem e desenvolvimento do profissional docente.

Este projeto visa a discussão dos significados atribuídos por professores e especialistas na área sobre a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo, numa atividade que se justifica pela necessidade de pensar com base nas dimensões coletivas de um trabalho elaborado em parcerias com a Universidade e as escolas, até porque assistimos nos últimos anos a aceitação de políticas propostas e materiais, sem a participação efetiva dos professores.

Para o diretor de Graduação da Unoesc Xanxerê, professor Claudio Luiz Orço, a Base precisa ser discutida e transformada em documento.

— Os conhecimentos essenciais para os alunos devem estar bem definidos, pois eles têm o direito de aprender e conforme a legislação, a Base Nacional precisa ser elaborada e implementada para todas as redes de ensino. É uma política de Estado e não de governo, construído de maneira democrática e colaborativa com a participação da sociedade civil, dos professores e gestores, — destacou.

A partir do ano que vem, todas as redes do país terão que adequar o que ensinam à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Elas têm até 2020 para terminar a mudança.

O texto da BNCC apresenta alguns temas polêmicos, envolvendo as disciplinas de português e matemática, a questão racial, a religião, e a questão de gênero. 

O documento dará as diretrizes de 60% da carga horária dessa etapa de ensino em todas as escolas do país. Os 40% restantes da carga horária serão dedicados à parte flexível e não serão definidos pela base.

Para saber mais sobre a Base Nacional Comum Curricular, acesse: http://basenacionalcomum.mec.gov.br

Prof° Jorge Audy - PUCRS, é condecorado com a Ordem do Mérito Científico

18/10/2018 12:48

Aprovada proposta de aprimoramento de avaliação da pós-graduação

18/10/2018 12:20

Frente parlamentar e entidades de assistência social pedem recomposição do orçamento do setor

18/10/2018 10:12

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.